IMG_7643Foto: Vinho de Absinto adquirido no Grenier d'Epeautre, na França

O VINHO DE ABSINTO ou Elixir de Absinto é mais uma das excelentes receitas que Hildegarda nos deixou para tratarmos de nossa saúde tanto de maneira preventiva como também no combate de algumas doenças.

Para Hildegarda, o tratamento e a cura do organismo doente começam por uma alimentação saudável e equilibrada, um modo de vida são, pensamentos elevados e a prática cotidiana de uma Espiritualidade acompanhada de oração, jejum, meditação e responsabilidade pour seus atos e emoções.

O Vinho de Absinto é recomendado em diversos casos, tais como:

- proteger e dar tônus ao organismo durante o ano, preparando-o para os meses frios do outono e inverno;

- proteger o organismo contra a arteriosclerose;

- lutar contra o envelhecimento da pele;

- estimular a eliminação renal;

- proteger da catarata;

- estabilizar os ácidos biliares ligados ao stress;

- estabilizar a circulação sanguínea;

- evitar friagens e problemas pulmonares;

- permitir uma boa digestão.

Você pode tomar este vinho pontualmente no caso de algum problema particular mas é aconselhável de começar à tomá-lo no início da primavera até o fim do outono, ou mesmo, no início do inverno. Se você preferir, pode tomá-lo o ano inteiro seguindo as recomendações de Hildegarda ao pé da letra. Este tratamento à longo prazo irá fortalecer  o organismo e dar mais energia ao longo do ano, principalmente nos meses mais frios, onde o organismo tende à se fragilizar com mais frequência. 

IMG_7659

RECEITA DO VINHO DE ABSINTO

Ingredientes:

40 ml de suco de absinto (Artemisia absinthium)

1 litro de vinho

150g de mel

image

Preparação:

Ferva o vinho até formar grandes bolhas de fervura e somente então, acrescente o suco de absinto.

Em seguida, acrescente o mel e misture até que tudo se dilua.

Coe tudo, deixe esfriar e coloque o vinho em garrafas esterelizadas.

Não se preocupe com o alcool do vinho pois ele se evaporará durante a fervura do mesmo.

Utilização:

EM JEJUM, ANTES DO CAFÉ DA MANHÃ, TOMAR O VINHO DE ABSINTO NUM COPO DE LICOR (=40ml) UM DIA SOBRE DOIS, OU SEJA, SE VOCÊ COMEÇAR NA SEGUNDA, VOCÊ PULA A TERÇA E A QUARTA E VOLTA À TOMAR NA QUINTA E ASSIM POR DIANTE.

IMPORTANTE: Vale à pena lembrar aqui que o Vinho de Absinto (como todos os demais vinhos aconselhados por Hildegarda) não é uma bebida convivial para se tomar durante as refeições ou entre amigos e sim um remédio para a cura do corpo e da alma e por isso, deve ser utilizado como tal e durante o tempo necessário para o restabelecimento do organismo.

❗️❗️❗️Atenção: Caso você deseje preparar este vinho, saiba que será necessário, antes, extrair o suco do absinto - pois é ele que é pedido na receita - e não ferver suas folhas com o vinho como acontece em outras receitas de elixires. Além disso, é preciso ter muito cuidado no momento da colheita do absinto por conta da sensação de "queimar" que suas folhas podem produzir sobre à pele. Toxicidade: Jamais colha o absinto durante sua floração para preparar esta receita pois nesse período, a planta é tóxica e essa toxicidade pode passar para o Elixir. Por essas razões, a preparação deste Elixir requer muito cuidado e atenção.

FonteDr. Wighard STREHLOW, L'Art de Guérir par l'Alimentation selon Hildegarde de Bingen.

🌱🍷🌱

IMG_7606