IMG_3942

Hildegarda de Bingen não recomenda o vinho como uma bebida para saciar a sede, ao contrário, ela preconiza sempre o uso da moderação seja com o vinho, com qualquer outra bebida ou com os alimentos em geral. 

Porém, Hildegarda recomenda o vinho como remédio e o utiliza frequentemente em suas receitas. A maior parte dos elixires preparados segundo as receitas deixadas por Hildegarda de Bingen devem ir ao fogo e levantar fervura, o que faz com que o álcool se evapore.
Como os elixires de Hildegarda são remédios e não bebidas conviviais, é recomendado que a dosagem prescrita dessas bebidas seja respeitada e que o vinho utilizado para sua fabricação seja sempre de boa qualidade e orgânico, de preferência.
Hildegarda de Bingen também nos deixou à receita do VINHO AGUADO, que é um excelente remédio para curar a Melancolia (35° vício), a tristeza e a raiva. Para conhecer a receita deste vinho, clique AQUI.
Fonte: STREHLOW Wighard, L'Art de guérir par l'Alimentation selon Hildegarde de Bingen, Ed. François-Xavier de Guibert, 2009, pages 112/3

IMG_3936

IMG_3886