A Camomila Espanhola  (Anacyclus pyrethrum) parece muito com as florzinhas da Margarida mas tratam-se de plantas distintas.1

Ela é originária do norte da África (Algéria e Marrocos). É uma planta de fácil cultivo e extremamente apreciada na Alimentação de Hildegarda de Bingen:

"...desaparece com tudo o que é sujo (no organismo) e aumenta a quantidade de sangue puro. Também dá uma Inteligência sã."2

Atenção: É preciso ter certeza que trata-se bem da Camomila Espanhola (Anacyclus pyrethrum) pois existem 70 variedades desta planta - todas tóxicas - e somente esta é útil (e segura) na Alimentação Hildegardiana. Além disso, a única parte utilizada é a raiz pois todas as outras partes da planta são tóxicas.

Louis Van Hecken, professor e doutor belga, também especializado na Alimentação e Medicina de Hildegarda de Bingen desenvolve um maravilhoso trabalho utilizando a Camomila Espanhola (Anacyclus pyrethrum) no combate contra o paludismo na África.

IMG_1099

❗️❗️❗️Atenção: Ao procurar por esta especiaria, certifique-se de seu nome em latim para ter certeza que está adquirindo a especiaria certa pois a família desta planta é bem tóxica - exceção feita justamente para a Camomila Espanhola.

Notas:

1. Pyrethre d'Afrique, em francês;

2. Hildegarda de Bingen:  "...fait disparaître en lui (celui) tout ce qui est souillé et augmente la quantité de sang pur. Il lui donne également une saine intelligence."

Fonte: Institut Hildegardien, France.

IMG_0486