IMG_7642Hildegarda recomenda a canela (Cinnamomum ceylanicum) para deficiência humoral (anticorpos) e também para febres de origem reumatismal, problemas hormonais, problemas do metabolismo, ácido úrico, gota, diabete e paludismo.

A esse respeito, ela escreveu: «Aquele que come (a canela) com frequência, faz desaparecer os humores viciados e faz nascer os bons. Se alguém sofre de uma paralisia de origem ‘gutosa’ (a verdadeira gota!) e sofre de febres diárias, terciárias e quartas (paludismo!), que essa pessoa pegue um recipiente feito de aço e que ela coloque um bom vinho, e coloque folhas e o pau da caneleira, ainda carregadas de seiva. Em seguida, ela deverá ferver tudo e beber esse vinho com frequência e ela ficará curada.»

IMG_5265

VINHO DE CANELA

Na falta das folhas da caneleira, utilize o pau de canela.

Ingredientes:

um punhado de folhas da caneleira ou 1 pau de canela  

250 ml de vinho (de preferência, tinto)

Modo de Preparo:

Ferva 1 pau de canela (de boa qualidade)

em 250 ml de vinho durante 3 minutos.

Em seguida, filtre tudo e o vinho já está pronto.

Reserve e deixe esfria.

Beba 1 ou 2 taças de licor desse vinho ainda morno,

lentamente e em pequenos goles.

Importante: Vale à pena lembrar aqui que o Vinho de Canela (como todos os demais vinhos aconselhados por Hildegarda) não é uma bebida convivial para se tomar durante as refeições ou entre amigos e sim um remédio para a cura do corpo e da alma e por isso, deve ser utilizado como tal e durante o tempo necessário para o restabelecimento do organismo.

🌱🍷🌱

Nota*: Traduzido livremente do francês: "Celui qui en mange souvent fait disparaître en lui les humeurs viciées et en fait naître de bonnes. Si quelqu'un souffre d'une paralysie d'origine goutteuse (la vrai goute!) et s'il est atteint de fièvres quotidiennes, tierces ou quartes (paludisme!) qu'il prenne un récipient en acier et qu'il verse du bon vin, et ajoute des feuilles et du bois de cannelier, encore pleins de sève. Puis il fera bouillir sur le feu, qu'il boive souvent de ce vin chaud et il guérira.".

🌱🍷🌱

Fonte: PUKOWNIK Peter, L'Approche thérapeutique de Hildegarde de Bingen au quotidien, Editions Médicis, Paris / STREHLOW Wighard, L'Art de guérir par l'Alimentation selon Hildegarde de Bingen, Ed. François-Xavier de Guibert, 2009

🌱🍷🌱

IMG_7606