Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Viriditas de Hildegarda de Bingen
17 septembre 2016

GRÃO-DE-BICO

IMG_3758

O grão-de-bico é muito difundido no Oriente, sobretudo no Oriente Médio e Israel. Há pratos deliciosos que são feitos à partir de grão-de-bico e que pertencem à culinária local desses países. O Falafel1 e o Hummus2 são exemplos da comida típica oriental à base de grão-de-bico.

O grão-de-bico é bom para o doente e para a pessoa com boa saúde.

Em seus escritos, Hildegarda de Bingen diz : «O grão-de-bico é quente, leve e agradável à comer. Ele não aumenta os humores nocivos no organismo. Aquele que estiver com febre, que ele fassa grelhar grãos-de-bico sobre o carvão quente e os coma e então, ele ficará curado.»3

O grão-de-bico pertence à mesma família do feijão e ele contribui ao bom humor. Devido ao seu alto teor em minerais, ele é considerado um legume alcalino por excelência e neutraliza os ácidos biliares.

Para evitar as flatulências, deixe o grão-de-bico repousar dentro d’água por toda uma noite e troque a água no momento de cozinhá-los. Assim como as castanhas, os grãos-de-bico podem ser preparados de diversas maneiras na culinária de Hildegarda. Use sua criatividade!

grao-de-bico2

🌱💚🌱

Notas:

  1. Falafel são bolinhas feitas com grão de bico ou feijão fritas em óleo. A tradição diz que este prato foi criado no Egito no século I D.C.. A origem do seu nome vem da palavra flayfel, pimenta em árabe. Se você quiser conhecer sua receita, clique aqui: http://www.eucomosim.com/paris/o-as-du-falafel-e-a-receita-do-falafel-perfeito/
  2. Hummus, também conhecido como Humo é um creme espesso feito à base de grãos-de-bico cozidos e bem condimentados. O sabor é um pouco fortinho e costuma ser acompanhado por pão árabe. Esse prato rico em vitaminas é ideal para ser servido como entrada em almoços e jantas ou simplesmente para aperitivar junto com um bom vinho. Se você quiser conhecer sua receita, clique aqui: http://gnt.globo.com/receitas/receitas/homus-de-grao-de-bico-receita-da-bela-gil.htm
  3. Traduzido livremente do francês : «Les pois chiches sont chauds, légers et agréables à manger. Ils n’augmentent pas les humeurs viciées dans l’organisme. Celui que se sent fiévreux, qu’ils fassent griller des pois chiches sur des charbons ardents et les mange et il guérira. »

Fonte: STREHLOW Wighard, L'Art de guérir par l'Alimentation selon Hildegarde de Bingen, Ed. François-Xavier de Guibert, 2009.

IMG_0486

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité
Viriditas de Hildegarda de Bingen
Newsletter

viriditasHILDEGARDA DE BINGEN - Santa, mística do século XII, teóloga, compositora, dramaturga, médica, terapeuta, naturopata, naturalista, poetisa e abadessa do mosteiro de Rupertsberg (Alemanha). Sobretudo, Hildegarda de Bingen foi uma mulher de coragem, atitude e força de vontade. Determinada e à frente de seu tempo, suas idéias inovadoras e seu legado ainda são extremamente atuais e nos trazem a mensagem que devemos nos tornar seres conscientes do amor de Deus pelo homem e por toda a sua Criação: somos todos UM e estamos todos unidos nesse infinito AMOR divino que é, na realidade, a nossa essência verdadeira.

Viriditas de Hildegarda de Bingen
  • Olá! Este blog visa divulgar a vida e a obra de Hildegarda de Bingen em português. Moro na França e disponibilizo as informações que traduzo do francês em meu tempo livre. Este blog não está ligado à nenhuma organização, igreja ou grupo. Faço isso por amor
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Cosmos EnluminureAGRADECIMENTOS
Agradeço sinceramente a colaboração de Sarita Testoni na organização de vários textos sobre Hildegarda, principalmente sua biografia. Também agradeço á Zuleica Schuman e sua família que sempre me recebem com muito carinho e alegria toda vez que vou à Alemanha e merci beaucoup à Sonia Terai que "topa" todas as aventuras possíveis e inimagináveis quando se trata de Hildegarda de Bingen! E, muito obrigada à Hildegarda de Bingen que depois que entrou em minha vida, mexeu em um monte de coisas, tirou outras do lugar, trouxe-me certezas de luz e só melhorou tudo! Mas como poderia ser diferente? Onde há Deus, há transformação, elevação e alegria! Que o legado de santa Hildegarda de Bingen possa transformar à cada um de nós profundamente e que a Luz Viva (como ela mesmo dizia) abençõe, cure e eleve à todos nós, nossas famílias, enfim, nossa bela Terra. MUITAS VIRIDITAS PRA TODOS VOCÊS. Amém.

 

nutrir-se do seu proprio solo

Archives
Pages

HB Mandala CristoMandalas de Hildegarda de Bingen
Conheça o blog Tempo de Mandala

Visiteurs
Depuis la création 576 450
Publicité