Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Viriditas de Hildegarda de Bingen
28 juin 2023

ILUMINURAS NO CONVENTO SANTA CLARA DE NICE (França)

CONVENTO DE SANTA CLARA DE NICE

IMG_2471_DxO
SANTA CLARA

quisommesnous4

Clara de Assis, em italiano Santa Chiara d'Assisi, nascida Chiara d'Offreducci (Assis, 16 de julho de 1193 — Assis, 11 de agosto de 1253), foi a fundadora do ramo feminino da ordem franciscana, a chamada Ordem de Santa Clara (ou Ordem das Clarissas).
Pertencia a uma família nobre e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo.

AS CLARISSAS

quisommesnous1
As irmãs da Ordem de Santa Clara fazem parte da família franciscana. Santa Clara foi discípula de São Francisco de Assis e então, fundou a Ordem de Santa Clara no Convento de São Damião, em 1212, sob a orientação de Santa Clara e de São Francisco. A ordem estendeu-se depressa por toda a Europa e constitui hoje a ordem de clausura mais numerosa em toda a Igreja. Atualmente, há em torno de 15.000 clarissas no mundo em mais de 90 países. 

SOBRE O CONVENTO

spiritualiteetprieres3
Um primeiro convento foi construído no alto da colina do château de Nice em 1607 até a partida de todas as irmãs em 1783.

Em outubro de 1924, Madre Elisabeth du Calvaire2, clarissa de Périgueux transfere a comunidade que havia criado na cidade de Menton para a colina de Cimiez, em Nice, onde permanecem até hoje. 

RETIRO

quisommesnous3

O convento fica em um lugar calmo, perto da vida urbana mas ao mesmo tempo retirado e perto da natureza e por isso, ele oferece momentos de paz e tranquilidade para aqueles que quiserem fazer um retiro espiritual individualmente ou em grupo. Para isso, entre em contato com as irmãs AQUI

CURSOS

enlum1
Além do curso de Iluminura, há também outros cursos ministrados regularmente no Convento como Iconografia, Caligrafia Gótica e Encardenação Tradicional. Veja mais no site AQUI.

ATELIÊ DE ILUMINURA

20131101_1_2_1_1_1_obj5083245_1
Marie-France Parronchi é a iluminadora e professora responsável pelo curso de Iluminuras Tradicionais no Convento das Clarissas (Monastère de Clarisses) em Cimiez, Nice (França).3

Se você deseja saber mais o que é uma ILUMINURA, clique AQUI.


COMO CHEGAR

Você pode chegar lá de carro ou ônibus (de bicicleta ou a pé se você tiver fôlego). Caso você queira ir de carro, o Monastère de Sainte Claire de Nice fica no final da Avenue des Colletes, numéro 30, em Cimiez. Ou então, você pode pegar o ônibus 15 na Place Massena e descer no ponto de ônibus Avenue Elisabeth. O convento fica menos de 10 minutos à pé. Caso você venha da estação de trem Gare (Nice-Ville) SNCF, você deve pegar o ônibus 4, descer na Place Massena e em seguida, pegar o 15. Há ônibus com frequência: à cada 15 minutos. 

MAIS INFORMAÇÕES AQUI:

http://clarissesdenice.fr/
MONASTÈRE SAINTE CLAIRE 
30 Avenue Sainte Colette 
06100 Nice - France 
Tél : (+33) 04 93 81 04 72
Fax : (+33) 04 93 81 34 88

www.clarissesdenice.fr 
clarisses.nice@laposte.net
















1. 3
2. Após ter fundado, em , os conventos de Paray-le-Monial, Jérusalem, Nazaré e La Nouvelle dans l'Hérault;
3. Veja mais AQUI. 
4. 


Dama com o Unicórnio 

Em «Dama com o Unicórnio» vemos uma jovem (nobre) que tem em seus braços um unicórnio que bebe a água de um rio. Na iconografia dessa iluminura, a dama é sempre uma virgem pois só as virgens podem aproximar-se do unicórnio e vice-versa. O unicórnio é um animal legendário puríssimo, raro e nobre (apenas as almas de grande nobreza espiritual podem aproximar-se dele.

 A linguagem medieval é extremamente simbólica e em geral, as iluminuras sempre dirão muito mais do que a imagem parece representar. Por isso, ao apreciar uma iluminura, é preciso se perguntar qual a mensagem que há por detrás da imagem, por mais mundana que essa imagem possa parecer. Em outras palavras, a linguagem da iluminura é puro simbolismo! 


Se você quiser saber mais sobre as ilum


O unicórnio é o animal imaginário mais importante da Idade Média e do Renascimento no Ocidente Cristão. Mesmo no século XIX sua existência ainda era discutida e mesmo hoje, esse animal interessa teólogos, naturalistas, poetas, artistas, psicólogos entre outros. O psicanalista JUNG dedicou 40 páginas à seu respeito em seu livro Psicologia e Alquimia mas podemos encontrá-la em diversos outros livros e mesmo em filmes. O aspecto simbólico do Unicórnio é extremamente rico e está associado à dualidade do ser humano, à busca espiritual, a experiência do divino, a virgindade e à mulher virgem, ao amor e à proteção. Na Idade Média, o unicórnio é considerado um símbolo de poder por conta de seu chifre que é considerado a sua ligação com Deus: uma espécie de flecha espiritual, um raio de luz solar, uma espada de Deus, a revelação divina, a penetração da divindade na criatura. Em geral, o unicórnio está sempre acompanhado de uma virgem, único que ser que o unicórnio permite a aproximação. Mas não basta ser virgem, a jovem deve ser pura em seu coração para que o animal se aproxime e lhe conceda sua confiança.

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité
Viriditas de Hildegarda de Bingen
Newsletter

viriditasHILDEGARDA DE BINGEN - Santa, mística do século XII, teóloga, compositora, dramaturga, médica, terapeuta, naturopata, naturalista, poetisa e abadessa do mosteiro de Rupertsberg (Alemanha). Sobretudo, Hildegarda de Bingen foi uma mulher de coragem, atitude e força de vontade. Determinada e à frente de seu tempo, suas idéias inovadoras e seu legado ainda são extremamente atuais e nos trazem a mensagem que devemos nos tornar seres conscientes do amor de Deus pelo homem e por toda a sua Criação: somos todos UM e estamos todos unidos nesse infinito AMOR divino que é, na realidade, a nossa essência verdadeira.

Viriditas de Hildegarda de Bingen
  • Olá! Este blog visa divulgar a vida e a obra de Hildegarda de Bingen em português. Moro na França e disponibilizo as informações que traduzo do francês em meu tempo livre. Este blog não está ligado à nenhuma organização, igreja ou grupo. Faço isso por amor
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Cosmos EnluminureAGRADECIMENTOS
Agradeço sinceramente a colaboração de Sarita Testoni na organização de vários textos sobre Hildegarda, principalmente sua biografia. Também agradeço á Zuleica Schuman e sua família que sempre me recebem com muito carinho e alegria toda vez que vou à Alemanha e merci beaucoup à Sonia Terai que "topa" todas as aventuras possíveis e inimagináveis quando se trata de Hildegarda de Bingen! E, muito obrigada à Hildegarda de Bingen que depois que entrou em minha vida, mexeu em um monte de coisas, tirou outras do lugar, trouxe-me certezas de luz e só melhorou tudo! Mas como poderia ser diferente? Onde há Deus, há transformação, elevação e alegria! Que o legado de santa Hildegarda de Bingen possa transformar à cada um de nós profundamente e que a Luz Viva (como ela mesmo dizia) abençõe, cure e eleve à todos nós, nossas famílias, enfim, nossa bela Terra. MUITAS VIRIDITAS PRA TODOS VOCÊS. Amém.

 

nutrir-se do seu proprio solo

Archives
Pages

HB Mandala CristoMandalas de Hildegarda de Bingen
Conheça o blog Tempo de Mandala

Visiteurs
Depuis la création 576 281
Publicité