IMG_3805

Este elíxir é sobretudo utilizado em casos de câncer (quando este não está muito avançado), prevenção da recidiva dos tumores, limpeza do sistema humoral, cãibras e cólicas.

Ele também pode e deve ser utilizado após uma cirurgia de retirada de um tumor e durante o tratamento com a quimioterapia pois ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Devido à dificuldade em encontrar seus ingredientes, é aconselhável já comprá-lo pronto1 ao invés de fazê-lo em casa sozinho(a).

Até agora, não encontrei ninguém (claro, com exceção dos responsáveispela comercialização de produtos de Santa Hildegarda de Bingen e do Dr. W. Strehlow) que tenham feito esta receita em casa. Por essa razão, eu aconselho seguramente à comprá-lo do que tentar fazê-lo sozinho(a) em casa.

IMG_3671

- Receita do Elíxir de Lentilhas d'Água -

Ingredientes

20g de lentilhas d'água (Lemnoideae)

5g de gengibre 

25g de pau de canela

2g de sálvia

2g de erva-doce

1g de catinga-de-mulata sem flores (Tanacetum vulgare)

6g de pimenta-do-reino

14g de amaranto (Amaranthus)

20g de mostarda-dos-campos (Sinapis arvensis)

14g de aspérula-odorífera (Galium)

70g de mel (previamente cozido, até formar um pouco de espuma)

1 litro de vinho branco

Modo de Preparo

ATENÇÃO: No livro do Dr. W. Sthrelow (abaixo, na Fonte), ele "dá à entender" que todos os ingredientes devem ser levados ao fogo, porém, não deixa mais nenhum outro detalhe além desse. A maneira como os alimentos devem ser preparados é algo primordial na cozinha de Santa Hildegarda.  Por isso, não tentem fazer esta receita sozinhos, sem uma informação exata sobre a sua preparação. Ela consta aqui apenas como conhecimento informativo sobre a Medicina e Alimentação Hildegardiana. 

Modo de Utilização

Tomar todos os dias uma colher de sopa (ou um copo pequeno de licor 20ml) antes do café-da-manhã e antes de ir se deitar.

Notas:

1. Na França: Grenier d'Epeautre e Les Jardins de Sainte Hildegarde. Para saber mais, clique eSites sobre Santa Hildegarda de Bingen;

2. Os mesmos citados logo acima.

Fonte:  Dr. Wighard Strehlow, L'Art de Guérir par l'Alimentation selon Hildegarda de Bingen, DE GUIBERT Francois-Xavier, Elixir de Lentilles d'Eau, pag. 417.

IMG_0486