Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Viriditas de Hildegarda de Bingen
10 septembre 2021

Carlene Neves e a ilustração botânica do FUNCHO (Foeniculum vulgare)

É com imenso prazer que eu apresento Carlene Neves, uma artista cristã que traz a música e a ilustração botânica em sua vida. E claro, ela também possui uma grande admiração e devoção por Santa Hildegarda de Bingen e por isso, temos o prazer de tê-la aqui conosco.

Além disso, Carlene nos deu um presente: ela nos ofereceu generosamente o desenho botânico do funcho para colorirmos e refletirmos nesta planta tao importante na Alimentação e Medicina de Santa Hildegarda.

Agora é com você! Basta baixar os desenhos - na sua forma livre ou em forma de mandala - e usar sua criatividade!

Funcho 1: Funcho_by_Carlene_ilustra_ao_LIVRE

Funcho 2: Funcho_by_Carlene_ilustra_ao_MANDALA

Porém, que tal conhecer um pouco mais da Carlene e de seu trabalho artístico? Com prazer, eu deixo a palavra à própria artista !

Carlene Neves

Paz à todos !

Eu sou a Carlene Neves e como vocês podem ver, a Arte é muito importante para mim e em minha vida.

Eu adoro música e piano e isso fez que eu viesse à estudar ambos. Formada em Música pela UFG em 1994, hoje eu atuo como professora de piano e ministro aulas regularmente onde resido.

Porém, meu amor pela Arte não parou apenas na Música pois meu coração também bate forte pela Natureza e sua imensa beleza – reflexo do Criador – e por isso, desde criança eu sempre senti um certo fascínio pelos desenhos feitos à partir da natureza e que, mais tarde, descobri terem um nome próprio: Ilustração Científica !

Mais tarde, em 2016, eu tive a bela oportunidade de estudar Ilustração Botânica com a artista plástica e professora Maria de Fátima Seehagen. Desde então, a Música e a Ilustração Botânica caminham apaixonadamente juntas, uma ao lado da outra, em minha vida.

Em 2017, fiz um curso de Desenho e Pintura em papel pelo ITEGO, em Artes Basileu França, com o professor Hércules Eugênio Leão e também, Desenho & Faces com a artista plástica e professora Ivone Lyra.

Finalmente, em 2017 e 2018, tive o imenso prazer de ter aulas de Ilustração Botânica com o arquiteto e ilustrador Álvaro Nunes.

Talvez, todos estes nomes pareçam um pouco desconhecidos para vocês pois infelizmente, não vemos uma grande divulgação da ilustraçao botânica no Brasil. Mas todos esses artistas abrem caminhos àqueles que como eu, se interessam de perto à Ilustração Botânica e têm o forte interesse de aprende-la, praticá-la e deixá-la mais conhecida.

Para vocês terem uma idéia, uma das mais famosas e respeitas coleções de Ilustração Botânica no mundo é a The Shirley Sherwood Collection, que fica em Kew (Londres, Inglaterra) e que possuí ilustrações botânicas vindas de todo o mundo; todas belas em seus estilos, na escolha das plantas ilustradas, nas diversas cores utilizadas, enfim, uma galeria de arte onde a musa principal é a Natureza! E no meio de tantos artistas do mundo inteiro, encontramos os ilustradores  brasileiros com ilustrações da nossa terra e da nossa natureza e dentre eles, Álvaro Nunes que foi meu professor ! Que alegria, não é mesmo ?

Então, com o coração pleno de uma vontade viva de apresentar a nossa biodiversidade através da Arte, durante 1 ano (2018-2019), desenvolvi e participei de um projeto voluntário para a Reserva Ecocerrado Brasil, no Araxá-MG com o objetivo de divulgar a diversidade e a beleza existentes em Bioma Cerrado através da arte da Ilustraçao Botânica.

Bem, agora que vocês já sabem tudo isso sobre mim, fica fácil entenderem porque para mim foi uma grande alegria poder oferecer o desenho do FUNCHO, esta planta tão querida e importante aos olhos de Santa Hildegarda neste projeto de celebração da festa de Santa Hildegarda de Bingen que comemoramos em 17 de setembro.

Para mim, poder desenhar e aprender com uma planta que o Criador nos ofereceu com tanto amor e que mais tarde, Santa Hildegarda trouxe-nos o conhecimento de suas qualidades e uso,  é participar, modestamente, do plano divino de Deus e contribuir  à divulgar a beleza de Sua Criação e o respeito que devemos ter por todas as suas criaturas, desde a pedrinha na margem do rio até o lírio que perfuma e encanta nos campos etc.

Desejo que a ilustração deste Funcho possa ser uma alegria para cada um de vocês como foi para mim fazê-lo.

Carinhosamente,

Carlene Neves

Conheça também algumas obras de Carlene Neves em seu site:  carleneilustracao.blogspot.com

Veja também: The Shirley Sherwood Collection - Clique AQUI

CM3

CM1

Desenhos generosamente cedidos por Carlene Neves

em honra à Santa Hildegarda de Bingen.

Funcho 1

Funcho 2

Divulgaçao Permitida VIRIDITASBINGEN

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité
Viriditas de Hildegarda de Bingen
Newsletter

viriditasHILDEGARDA DE BINGEN - Santa, mística do século XII, teóloga, compositora, dramaturga, médica, terapeuta, naturopata, naturalista, poetisa e abadessa do mosteiro de Rupertsberg (Alemanha). Sobretudo, Hildegarda de Bingen foi uma mulher de coragem, atitude e força de vontade. Determinada e à frente de seu tempo, suas idéias inovadoras e seu legado ainda são extremamente atuais e nos trazem a mensagem que devemos nos tornar seres conscientes do amor de Deus pelo homem e por toda a sua Criação: somos todos UM e estamos todos unidos nesse infinito AMOR divino que é, na realidade, a nossa essência verdadeira.

Viriditas de Hildegarda de Bingen
  • Olá! Este blog visa divulgar a vida e a obra de Hildegarda de Bingen em português. Moro na França e disponibilizo as informações que traduzo do francês em meu tempo livre. Este blog não está ligado à nenhuma organização, igreja ou grupo. Faço isso por amor
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Cosmos EnluminureAGRADECIMENTOS
Agradeço sinceramente a colaboração de Sarita Testoni na organização de vários textos sobre Hildegarda, principalmente sua biografia. Também agradeço á Zuleica Schuman e sua família que sempre me recebem com muito carinho e alegria toda vez que vou à Alemanha e merci beaucoup à Sonia Terai que "topa" todas as aventuras possíveis e inimagináveis quando se trata de Hildegarda de Bingen! E, muito obrigada à Hildegarda de Bingen que depois que entrou em minha vida, mexeu em um monte de coisas, tirou outras do lugar, trouxe-me certezas de luz e só melhorou tudo! Mas como poderia ser diferente? Onde há Deus, há transformação, elevação e alegria! Que o legado de santa Hildegarda de Bingen possa transformar à cada um de nós profundamente e que a Luz Viva (como ela mesmo dizia) abençõe, cure e eleve à todos nós, nossas famílias, enfim, nossa bela Terra. MUITAS VIRIDITAS PRA TODOS VOCÊS. Amém.

 

nutrir-se do seu proprio solo

Archives
Pages

HB Mandala CristoMandalas de Hildegarda de Bingen
Conheça o blog Tempo de Mandala

Visiteurs
Depuis la création 576 080
Publicité