Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Viriditas de Hildegarda de Bingen
4 septembre 2020

DIA 28 - SEMEADURA

IMG_1004

"E quem será louco o suficiente para semear sua semente no excessivo calor do verão ou no frio excessivo do inverno? Aquele que o fizer, cairá e não se levantará mais."

Hildegarda de Bingen

IMG_8845

Há áreas em nossas vidas que nos lembram tanto o calor como o frio excessivos... São áreas com as quais vivemos lutando durante um bom tempo - consciente ou inconscientemente. São campos onde a semente não germina e pior, algumas vezes, ela ainda é destruída. 

Na Parábola do Semeador, o Cristo nos ensinou que para a semente criar vida, germinar, se elevar, sair da terra, crescer, virar uma planta frondosa e dar flores e frutos, é preciso antes que o solo seja fértil - só assim a semente morre em semente para nascer como uma nova criatura de Deus. O mesmo acontece conosco.

REFLEXÃO 

Quais áreas de sua vida não germinam?

Que pessoas ao seu redor não dão frutos?

Por quê você insiste em semear em terreno estéril ou colher da árvore que não dá fruto?

Não será o momento de abandonar esse combate infrutífero e entregar seu coração e o esforço de suas mãos para semear novas sementes em terreno fértil ? 

COMECE POR VOCÊ! Nesta Quaresma, queira tornar-se um solo fértil onde todas as sementes divinas encontrarão tudo o que é necessário para germinarem, crescerem e darem flores e frutos! Tenha a firme intenção de sair transformado(a) desta Quaresma e realmente viver a Páscoa pronto para uma Nova Vida.

MANDALA

Tire um momento do dia para refletir quais áreas, situações, escolhas e/ou pessoas de sua vida merecem e devem partir. Aceite o que é e concentre-se no solo fértil que já existe dentro de você. Prepare-se para uma nova semeadura.

LEITURA DO EVANGELHO

"Disse Jesus: Saiu o semeador. Encheu a mão e lançou a semente. Alguns grãos caíram no caminho; vieram as aves e os cataram. Outros caíram sobre os rochedos; não deitaram raízes para dentro da terra nem mandaram brotos para o céu. Outros ainda caíram entre espinhos, que sufocaram a semente e o verme a comeu. Outra parte caiu em terra boa, e produziu fruto bom rumo ao céu; produziu sessenta por uma, e cento e vinte por uma.

Evangelho de São Tomé

IMG_8816

Leia a Parábola do Semeador e reflita sobre o que essa mensagem traz hoje para sua vida. Então, use a cor MARRON ou OCRE em sua mandala.

Você encontra a Parábola do Semeador na Bíblia em:

  • Mateus 13, 1-9;
  • Marcos 4, 3-9;
  • Lucas 8, 4-8;
  • Evangelho de São Tomé.

IMG_8889

OREMOS

"Oh Deus 

Vós que sois glorificado

Sobre tudo o que existe

Peço a Vossa atenção 

Não me deixais longe de Vossa presença 

Mas através de Vossas bençãos

 Sustentai-me

Dai-me forças

E sejais UM comigo.

Amém".

A oração acima chama-se "Oração do Topázio Imperial" de Santa Hildegarda de Bingen. Talvez também poderíamos chamá-la de Oração da União com Deus visto que Santa Hildegarda nos orienta a pedir sermos UM com o Criador. Então, oremos sem cessar. Peçamos voltar para o Pai e ser UM com ele sem cessar.

 Notas:

1. Palavras de Santa Hildegarda de Bingen para você neste 1° dia de reflexão da Quaresma (retirado de seu livro As Causas e os Remédios, ainda não editado em português);

2. Trecho do Evangelho de São Tomé;

Imagens:

1. Imagem representando a parábola: do pintor James Tissot, entre 1886 e 1894 (Brooklym, Nova Iorque) 

2. A Parábola do Semeador, conforme ilustrado no Hortus Deliciarum por Herrad de Landsberg na Abadia de Hohenburg na Alsácia, França.

IMG_8620

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité
Viriditas de Hildegarda de Bingen
Newsletter

viriditasHILDEGARDA DE BINGEN - Santa, mística do século XII, teóloga, compositora, dramaturga, médica, terapeuta, naturopata, naturalista, poetisa e abadessa do mosteiro de Rupertsberg (Alemanha). Sobretudo, Hildegarda de Bingen foi uma mulher de coragem, atitude e força de vontade. Determinada e à frente de seu tempo, suas idéias inovadoras e seu legado ainda são extremamente atuais e nos trazem a mensagem que devemos nos tornar seres conscientes do amor de Deus pelo homem e por toda a sua Criação: somos todos UM e estamos todos unidos nesse infinito AMOR divino que é, na realidade, a nossa essência verdadeira.

Viriditas de Hildegarda de Bingen
  • Olá! Este blog visa divulgar a vida e a obra de Hildegarda de Bingen em português. Moro na França e disponibilizo as informações que traduzo do francês em meu tempo livre. Este blog não está ligado à nenhuma organização, igreja ou grupo. Faço isso por amor
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Cosmos EnluminureAGRADECIMENTOS
Agradeço sinceramente a colaboração de Sarita Testoni na organização de vários textos sobre Hildegarda, principalmente sua biografia. Também agradeço á Zuleica Schuman e sua família que sempre me recebem com muito carinho e alegria toda vez que vou à Alemanha e merci beaucoup à Sonia Terai que "topa" todas as aventuras possíveis e inimagináveis quando se trata de Hildegarda de Bingen! E, muito obrigada à Hildegarda de Bingen que depois que entrou em minha vida, mexeu em um monte de coisas, tirou outras do lugar, trouxe-me certezas de luz e só melhorou tudo! Mas como poderia ser diferente? Onde há Deus, há transformação, elevação e alegria! Que o legado de santa Hildegarda de Bingen possa transformar à cada um de nós profundamente e que a Luz Viva (como ela mesmo dizia) abençõe, cure e eleve à todos nós, nossas famílias, enfim, nossa bela Terra. MUITAS VIRIDITAS PRA TODOS VOCÊS. Amém.

 

nutrir-se do seu proprio solo

Archives
Pages

HB Mandala CristoMandalas de Hildegarda de Bingen
Conheça o blog Tempo de Mandala

Visiteurs
Depuis la création 576 281
Publicité