IMG_6184

Santa Hildegarda de Vintzgau (757-783) foi uma princesa germânica e posteriormente, esposa do imperador Carlos Magno e então, rainha aos 14 anos.

Sua presença ao lado do imperador foi muito importante: ela contribuiu com o seu sucesso e popularidade ao acompanhá-lo em suas campanhas e também por aconselhá-lo com maturidade e discernimento sobre diversos assuntos em seu reinado.

Durante a ausência do imperador, Santa Hildegarda de Vintzgau  soube administrar as propriedades do imperador com sabedoria e por sua maneira digna de agir, passou à ser admirada pelo seus súditos e amada pelo seu povo.

IMG_6183

Santa Hildegarda de Vintzgau fez várias doações à Igreja, em especial às Abadias de Reichenau e de Kempten, do qual ela foi a fundadora. O brasão da Abadia de Kempten traz sua imagem gravada. Alem disso, Santa Hildegarda também encontra Santa Lioba* com quem frequenta a corte e mantém boas relações.

IMG_6431

No dia 30 de abril, Santa Hildegarda de Vintzgau parte para o mundo espiritual, aos 25 anos, após o seu nono parto. Durante sua vida ao lado do imperador, ela lhe deu 9 filhos sendo um deles o futuro monarca. Ela foi enterrada na Abadia São Arnaldo (Saint Arnould de Metz), em Metz, na França (onde encontra-se a família de Carlos Magno). 

IMG_6188

NOTA*: Lioba de Tauberbischofsheim (nascida no Wessex, Inglaterra, entre 700 e 710), mais conhecida como Santa Lioba foi uma religiosa beneditina de origem anglo-saxônica, missionária nos países germânicos durante a Idade Média.

IMG_6432

IMG_5125