IMG_7321

Testemunho de Sara Regina (Brasil), em 2019

"Vou começar à falar sobre meu contato com Santa Hildegarda... Não tenho certeza absoluta pois faz muito tempo mas creio que quando queria escrever um texto para as amigas sobre mulheres, adquiri um livro chamado Mulheres Audaciosas da Idade Média e acho que foi nele que li sobre Hildegarda, isso em 2009.

Mas meu interesse era muito maior pela Hildegarda, médica naturopata, seu trabalho com pedras, e fiquei encantada com os biscoitos da alegria.

Em uma postagem no FB, eu falo da minha viagem em 2014 à Itália, onde comprei uma revista que tinha Santa Hildegarda como tema e também seus CDs que encontrei (por acaso) em Assis.

Em outra postagem, falo das bolachinhas da alegria que dei de presente à muitas pessoas com a receita e referências à Santa Hildegarda.

Também adquiri o livro Forças Curativas da Natureza no site da estante virtual.

Santa Hildegarda, para mim, foi uma mulher muito à frente de seu tempo. No meu entender, uma feminista verdadeira.

Fiquei tão fascinada, que nas pesquisas que fiz encontrei seu blog, e posso dizer que foi Hildegarda que nos uniu, te colocou no meu caminho.

A Felicidade Cristina, minha doce afilhada, acabou conhecendo ela através de mim, e desde aí temos trocado muitas e lindas experiências.

IMG_7323

Hildegarda é também multitalentosa, pintora (fez linda mandalas), compositora musical, escritora, médica naturopata.

No filme VISION (Visão, em português), gosto do questionamento dela à respeito de martirizar o corpo, que ninguém peca contra castidade sozinho (não é culpa só da mulher) e da peça onde as suas monjas vestem as vestes das personagens e ela diz que Deus também gosta do que é belo.

"Deus ajuda o homem não suprimindo a doença ou a morte, mas oferecendo-lhe  a possibilidade de mudar por dentro: com a conversão a pessoa muda de estilo de vida, tornando-se mais equilibrada e mais alegre, esquecendo-se do estilo que a tornava patológica e ligada ao mundo material. A privação dos vícios conduz, irrevogavelmente, à libertação das forças virtuosas que estão ínsitas em cada alma, iniciando-se o processo de cura. Portanto, e nesta perspectiva a doença não é nem um peso nem um terror, mas a possibilidade de mudar de vida e renascer no espírito, como Nicodemos." (Do livro Hildegarda de Bingen, Cristina Siccardi, página 166)

IMG_7322

Para mim, entendi o ensinamento de Hildegarda assim: esforce-se para se transformar em um Ser Humano Melhor. Que seu Vaso Terrestre se encha de belas flores. Deus lançou as sementes (virtudes). Cabe a você cultivá-las, regá-las, para que possam desabrochar e exalar seu perfume.

IMG_4796

Que Deus, Jesus, Maria e seus Anjos e Arcanjos, e Santa Hildegarda te protejam e te guiem sempre neste luminoso trabalho."

IMG_7320