A ILUMINURA NO BRASIL
Com a utilização de novas técnicas e procedimentos de pintura mais fáceis e sobretudo, mais práticos para o artista, a Iluminura acabou sendo esquecida por muitos anos até que em fins do século XIX, ela foi resgatada e passou à ser procurada por diversas pessoas interessadas em conhecê-la e reviver tanto os primórdios da pintura - desde a fabricação de pigmentos assim como a utilização do material (de origem natural, como era antigamente) . Atualmente, um número cada vez maior de pessoas buscam conhecer e praticar esta arte secular tanto no Ocidente como no Oriente.
Iluminura Medieval - Letra M
O Brasil é um país jovem em relação à diversos países no mundo e neste caso, os países europeus. Cito a Europa porque fomos colonizados por um país europeu - Portugal -, e tivemos «visitas» de outros países europeus durante esse processo de colonização, tais como a Holanda e a França, por exemplo.
Infelizmente, pelo fato do Brasil ter sido basicamente visto como um país de exploração, não havia de imediato um interesse real numa instalação cultural européia local e por isso, não há registros algum de Scriptorium no Brasil ou de possíveis iluminuras realizadas em solo brasileiro.
Iluminura Medieval de Hildegarda de Bingen
No entanto, várias iluminuras medievais possuem um vermelho vivo e brilhante, de uma vibração especial e essa cor tem o nome de brasilium. Adivinhe, então, de onde veio esse pigmento? Claro, do Brasil!
Pode-se afirmar que não foi apenas o ouro e as pedras preciosas que saíram do Brasil durante esse período mas a madeira local permitiu o desenvolvimentos de novos pigmentos colorantes extremamente prezados na Europa.
Pau-Brasil utilizado como pigmento
Em 1816, já no século XIX, a Missão Artística Francesa chega ao Brasil tendo sido encomendada pela Coroa Portuguesa tanto para retratar o país como para o ensino das artes. Um dos pintores mais conhecidos dessa Missão é o francês Debret, que deixou registrado inúmeras pinturas que contribuem imensamente para o entendimento da História do Brasil, porém, a maioria de seus trabalhos (assim de outros artistas que fizeram parte dessa expedição) eram realizados com aquarela por questões práticas: esta técnica permite uma secagem rápida e , dessa forma, a pintura e o material podem ser facilmente levados de um lugar ao outro. Além da aquarela, outras técnicas também foram utilizadas - exceto a iluminura!
Por isso, a iluminura é tão pouco conhecida no Brasil pois ela não fez parte integrante de nossa história. Ela chegou aqui muito mais tarde e atingiu um número reduzido de pessoas que, em geral, ou tinham alguma ligação com a Igreja Católica Romana (onde a tradição da iluminura nasceu) ou eram pessoas interessadas por Arte e sua curiosidade pelo mundo artístico permitiu esse encontro com a iluminura. Porém, ainda hoje, ela é relativamente desconhecida (em solo brasileiro) e é difícil encontrar profissionais dessa área ou cursos que promovam e divulguem a iluminura.
Pessoalmente, na pesquisa que fiz sobre a existência de iluminuras brasileiras, tudo o que encontrei de mais próximo foram alguns mapas portugueses datando do descobrimento do Brasil.
Mas quem sabe, escondido em algum lugar, que seja aqui no Brasil, em Portugal ou em outro país do mundo, não exista alguma iluminura brasileira que apareça para surpreender-nos e acrescentar mais conhecimento e esclarecimento à nossa História?
Tudo é possível.
Texto: Veruscka Rocha
Nota: Escrever este texto foi relativamente difícil por causa da falta de material falando da iluminura, sua prática e utilização no Brasil. Caso você saiba mais sobre esse assunto e queira me passar, ficarei muito agradecida. Obrigada. Veruscka Rocha
Bibliografia:
- Les laques de brésil dans l'enluminure médiévale: reconstitution à partir de recettes anciennes
Patricia Roger, Inès Villela-Petit and Solène Vandroy
Studies in Conservation
Vol. 48, No. 3 (2003), pp. 155-170
- BNF Bibliothèque Nationale Française