IMG_9997Loja do Santuário de Cotignac, no estilo simples e provençal da região.

Se você mora na França e/ou terá a oportunidade de visitar o belo Santuário de Nossa Senhora das Graças, em Cotignac (no Var, sul da França)não deixe de visitar a lojinha do Santuário que é muito bem organizada e possui diversos artigos - desde livros, artigos religiosos e produtos alimentícios, sobretudo, os produtos de Santa Hildegarda. 

Os produtos vendidos na lojinha são fornecidos pelo Jardins de Sainte Hildegarde.Ao comprar tanto estes produtos, como quaisquer outros, você colabora com o desenvolvimento e manutenção do Santuário, que aliás, é belíssimo.

Além disso, um dos atentendes da loja é um senhor português, o facilita muito para aqueles que não falam francês. 

IMG_0006

IMG_9999IMG_0005

IMG_0007

IMG_0001

IMG_0002

IMG_0003

IMG_0004

Além dos produtos ligados á Alimentação e Medicina de Santa Hildegarda, você também poderá encontrar diversos livros (em francês) relacionados à Santa Hildegarda ou à outros santos e santas e assuntos diversos.

IMG_0009IMG_0008IMG_0010Porém, a lojinha do Santuário não vende alimentos para consumir no local, como lanches, sanduíches, doces etc. Claro, se você tiver sede, você poderá comprar uma garrafa de água ou um suco mas é tudo.

Então, se você desejar visitar este santuário - que vale à pena - pois é um local muito bonito, em meio à natureza local e principalmente, de grande força espiritual, venha preparado: traga um lanche, uma refeição mas não espere encontrar isso nem no local e nem em seus arredores pois o santuário é bem retirado.

IMG_9998

IMG_0011Ícone de São Bernardo de Clairveaux, exposto na lojinha do Santuário. São Bernardo trocou correspondências durante anos com Santa Hildegarda. Ele também foi uma das aparições no Santuário de Cotignac.

- SOBRE OS SANTUÁRIOS -

Hoje é comemorado os 500 anos da aparição de Nossa Senhora das Graças em Cotignac, na França.

IMG_0530"Que venham em procissão aqui em Cotignac para receberem os dons que eu quero distribuir." Mensagem de Nossa Senhora das Graças (tradução da frase em francês acima)

Nossa Senhora das Graças é o nome do Santuário que fica na cidade de Cotignac, na região do Var, sul da França. Cotignac é um lugar único no mundo, pois a Igreja reconhece neste local duas aparições da Virgem Maria e uma aparição de seu esposo, São José.
 
A Virgem Maria apareceu em Cotignac, para o lenhador Jean de la Baume sobre o monte Verdaille, em 10 de agosto de 1519, trazendo o Menino Jesus nos braços, cercada pelo arcanjo São Miguel,  São Bernardo e a mártir, Santa Catarina de Alexandria. Ela lhe pediu que uma igreja fosse construída no local com o nome de Nossa Senhora das Graças. Ela também disse: "Que venham em procissão aqui em Cotignac para receberem os dons que eu quero dar." Radiante, Nossa Senhora estava em pé sobre o crescente lunar. Após ter dado sua mensagem, a aparição desapareceu.
O lenhador, num primeiro momento, guarda esta mensagem somente para si. E por esta razão, Nossa Senhora apareceu-lhe no dia seguinte, no mesmo local e deixou-lhe a mesma mensagem. Então, decidido, Jean foi até o vilarejo e contou o que lhe havia acontecido; ele também precisou os pedidos da Virgem Maria. Como Jean era um homem sério e honesto, as pessoas acreditaram em suas palavras sem hesitação.
Então, a construção da capela foi iniciada no local designado por Nossa Senhora e desde já, as primeiras Graças foram concedidas aos presentes: nas escavações do local, foram encontrados vários esqueletos, pedaços de mármore, diversos pregos e uma bola feita de um belo cristal. Acredita-se que ali estavam os restos mortais de vários mártires perseguidos durante o Império Romano. Desses vestígios, exalou um perfume muito agradável e muitos doentes foram curados. Todas estas informações constam nos anais da cidade, redigidos em 14 de setembro do mesmo ano.
Muitos foram aqueles que chegaram para testemunhar as graças recebidas nesses lugares, principalmente a graça do dom da vida. Um ilustre peregrino, o rei Luís XIV, esteve em Cotignac para agradecer a Nossa Senhora o dom do seu nascimento.

IMG_0681Santuário de Nossa Senhora das Graças, em Cotignac

Um século depois, em 07 de junho de 1660, São José apareceu no monte Bessillon ao pastor Gaspard Ricard que sedento, buscava "fugir" do sol quente com suas ovelhas. De repente, ele viu surgir diante de si um homem de altura imponente, que lhe mostrou um rochedo, dizendo: "Eu sou José; levanta esta rocha e tu beberás."
A pedra era pesada e mesmo oito homens juntos poderiam apenas empurrá-la, então, como poderia o pobre Gaspard erguê-la? Porém, São José reiterou a sua ordem ao que o pastor obedeceu prontamente e empurrando a pedra - não se sabe com que força - viu surgir, diante de seus olhos, um jorro de água fresca que passou a correr sobre a terra. Gaspard imediatamente ajoelhou-se e bebeu daquela fonte. Ao se levantar, a aparição desaparecera.
Gaspard correu ao povoado para contar o que lhe tinha acontecido e os curiosos vieram constatar o ocorrido. Apenas três horas passadas, naquele local conhecido por todos como árido, e desprovido de qualquer fonte, uma água abundante passou à correr.
Hoje, neste mesmo local, há uma fonte de água pura e fresca e essa água viva é uma fonte de bênçãos para todos.
 
Atualmente, o acolhimento pastoral e o ritmo cotidiano da oração, tanto no Santuário de Nossa Senhora das Graças como no Santuário de São José são garantidos pelos irmãos da comunidade São João.
Fonte: https://www.notrehistoireavecmarie.com/fr/esc/les-apparitions-de-saint-joseph-a-cotignac/

IMG_0682Santuário de São José, em Cotignac, na França.

Veja abaixo algumas fotos desses magníficos santuários :
- SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS -

IMG_9996

IMG_0012

IMG_0013

IMG_0014

IMG_0015Capela do Santuário

IMG_0016Pintura retratando a aparição de Nossa Senhora das Graças com o Menino Jesus em seu colo, em 1519.

IMG_0017Imagem do Arcanjo Miguel, que também apareceu no Santuário junto à Nossa Senhora das Graças.

IMG_0018

Capela de São Bernardo de Clairveaux. Ele também apareceu ao lado de Nossa Senhora das Graças. 

- SANTUÁRIO DE SÃO JOSÉ -

IMG_0691

IMG_0696

IMG_0684

IMG_0688

IMG_0692

IMG_0693

IMG_0695

IMG_0685

IMG_0686

IMG_0687

IMG_0694

IMG_0689

IMG_0690A loja do Santuário de São José não comercializa os produtos de Santa Hildegarda (até o momento em que escrevo esse texto).

IMG_0683

1. Em francês: Sanctuaire de Notre-Dame de Grâces de Cotignac. Site (em francês, inglês e alemão) veja AQUI;

2. Você pode encontrar os produtos de Santa Hildegarda no site: Les Jardins de Sainte Hildegarde;

NOTA SOBRE OS PRODUTOS DE SANTA HILDEGARDA:

Nem sempre é fácil encontrar os produtos de Santa Hildegarda, sobretudo aqueles que são de procedência mais difícil ou então, ligados à farinha de trigo espelta - sobretudo, no Brasil, onde esta alimentação ainda não é bem conhecida ou divulgada.

No caso do trigo espelta (épeautre, em francês ou dinkel, em alemão), a marca HERTZKA foi criada como forma de proteção e também para dar mais segurança ao consumidor que busca a Alimentação Hildegardiana.

Embora alguns alimentos possam ser encontrados no Brasil, como é o caso de muitas frutas e legumes ou mesmo especiarias recomendadas por Hildegarda, a situação do trigo ainda é um pouco complicada mesmo porque a Medicina e Alimentação de Santa Hildegarda ainda são pouco conhecidas no país (até o presente momento em que escrevo este artigo, eu desconheço qualquer cultivador ou fornecedor de trigo espelta no Brasil com a regulamentação Hertzka e agradeço em ser informada, caso isso seja possível).

Por essa razão, não garanto colocar aqui lugares onde esses produtos possam ser encontrados no Brasil. Contudo, para os brasileiros expatriados ou em viagem para o exterior ou para aqueles que falam a língua portuguesa e têm acesso à este blog, visitar estes lugares pode ser um meio de adquirir os produtos de Santa Hildegarde de Bingen. Uma outra opção é comprar pela internet nos sites informados por este blog.

IMG_0279