IMG_6588A música de Catherine Braslavsky baseia-se, num primeiro movimento, em sua voz natural que, acompanhada por instrumentos atuais e esquecidos, buscam rítmos que podem ser tanto de nosso tempo como da Antiguidade. Sua inspiração vem do canto gregoriano, das músicas sagradas de Hildegarda de Bingen e também da tradição judia. 

Junto com o músico americano Joseph Rowe, Catherine Braslavsky mistura, cria e nos encanta com sons vindos dos mundos orientais, muçulmanos, hindus, africanos e até chamânicos. Sua intenção é expressar seu canto, dividi-lo conosco e elevar nossa alma à esferas mais sublimes. É uma música dedicada à Deus e Sua Criação, ao Universo, à Beleza, à Natureza e à elevação da alma.

IMG_6600

Para Catherine, cantar é um ato Sagrado e sua música é sagrada. Em seu trabalho como artista, Catherine Braslavsky busca a sacralidade da música em todas as suas concepções e por isso, ela questiona-se: "Que sentido e qual forma pode ter a música sacra hoje?" Não é simples de responder esta pergunta mas o fato dela existir,  permite reflexões profundas à respeito da sacralidade na música (e se formos mais longe nesta reflexão, na Arte de uma maneira geral).

HILDEGARDE DE BINGEN

Embora Catherine Braslavsky busque "beber em fontes esquecidas" (suas próprias palavras) para criar e cantar sua música, Hildegarda de Bingen foi sua principal fonte de inspiração. Ela ainda o é! 

IMG_6597

Seu trabalho "Entre le Ciel et la Terre" (Entre o Céu e a Terra) traz músicas de Hildegarda de Bingen gravadas em estilos diferentes do medieval que são habitualmente tocadas (e igualmente belas) e por isso, diferenciam consideravelmente sua obra de vários outros registros conhecidos de Hildegarda de Bingen. Este CD é magnífico!

Escute as músicas desse CD AQUI e/ou copie o endereço em seu navegador:

https://www.naturalchant.com/Albums-et-CDs/Hildegarde/index.html

Veja o vídeo deste belíssimo trabalho musical com Hildegarda de Bingen: 

Hildegarde de Bingen par Catherine Braslavsky et Joseph Rowe

 O FEMININO SAGRADO

Além das músicas de Hildegarda de Bingen, Catherine Braslavsky é uma artista engajada pelo Feminino Sagrado e tem um olhar especial para Maria Madalena e sua sabedoria como apóstola do Cristo e mulher. Há uma música com seu nome que é encontrada no belíssimo CD Le Royaume (O Reino, em português) e chama-se "Magdalena degna da laudare".

IMG_6589

Escute as músicas desse CD AQUI e/ou copie o endereço em seu navegador:

https://www.naturalchant.com/Albums-et-CDs/Le_Royaume/index.html

Catherine Braslavsky e Joseph Rowe apresentaram o espetáculo "Le Message de Myriam" (A mensagem de Miriam), onde suas canções foram todas baseadas no Evangelho de Maria Madalena. Veja AQUI:

The Message of Myriam

Veja também o vídeo deste belíssimo trabalho musical com o Feminino Sagrado:

Femmes et Déesses du 7 Octobre au 26 Octobre 2014

PARA SABER MAIS SOBRE CATHERINE BRASLAVSKY & JOSEPH ROWE

IMG_6778

Você pode entrar em seu site que chama-se Natural Chant e conhecer mais sobre seu trabalho, escutar suas músicas, ficar sabendo das datas e locais de seus futuros concertos e/ou oficinas de canto e claro, adquirir seus CDS. Atenção: O site é em inglês e francês!

Site de Catherine Braslavsky - clique AQUI e/ou copie o endereço  em seu navegador: https://www.naturalchant.com/

Datas de concertos e/ou oficinas de canto - clique AQUI e/ou copie o endereço abaixo em seu navegador: 

https://www.naturalchant.com/Concerts/index.html

Escute sua música e veja seus vídeos: clique AQUI e/ou copie o endereço abaixo em seu navegador:

https://www.naturalchant.com/VIDEOs/index.html

Adquira seus CDS - clique AQUI e/ou copie o endereço abaixo em seu navegador: 

https://www.naturalchant.com/Albums-et-CDs/index.html

Se você desejar entrar em contato com Catherine Braslavsky, clique AQUI ou procure CONTACT em seu site.

Enfim, terminamos por aqui com esta apresentação onde Catherine  Braslavsky canta o PAI-NOSSO em aramaico antigo (a língua falada pelo Cristo).

Nota: Não consegui postar o vídeo (não sei o por quê), então, clique AQUI para ver essa bela interpretação ou copie o link abaixo em seu navegador:

https://m.youtube.com/watch?v=JVLVe_uGaUI

Obrigada à Catherine Braslavsky por ter-me permitido publicar seu material aqui neste blog.

Merci à Catherine Braslavsky de m'avoir donné la permission de publier et parler de son travail dans ce blog.

IMG_6526