Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Viriditas de Hildegarda de Bingen
9 octobre 2016

BETERRABA - o remédio da pele!

IMG_3844A beterraba é uma raiz que possui um sabor adocicado; é rica em diversos nutrientes e pode ser consumida de diversas maneiras - tanto crua, em saladas ou lanches, como cozida e até mesmo numa forma mais líquida, em sopas e sucos.

IMG_3840

Santa Hildegarda não fala nada sobre os sucos (até porque beber suco de frutas ou legumes não era algo muito comum no século XII), mas ela aconselhava que a beterraba fosse consumida, de preferência cozida, para não produzir os humores nocivos ao nosso organismo.

Hildegarda chega até à recomendar que a beterraba não seja cozida junto com a casca pois é nela que há uma maior concentração das toxinas que colaborarão com a produção desses humores nocivos em maior escala! Então, descasquem sempre suas beterrabas antes de cozinhá-las!

IMG_3853

Contudo, se você é uma daquelas pessoas que gosta de comer "uma beterraba crua" de vez em quando, sobre esse assunto, Hildegarda diz o seguinte: "Aquele que quer comer beterrabas cruas, que lhe retire a pele exterior que é dura e que contém a força nociva para o homem. E quando a pele for retirada, a carne (da beterraba) pode ser comida. Mas quando cozida, a beterraba é melhor do que crua pois não produz humores nocivos. Porém, quando o humor do corpo produz algum abcesso na pele, é preciso então comer beterrabas (cozidas) e o mal desaparecerá."*

Ao falar da beterraba, Santa Hildegarda não refere-se expressamente às beterrabas vermelhas - muito mais comuns no dias de hoje! Todas as variedades de beterrabas são boas, assim como os nabos amarelos, brancos e da variedade Teltower

IMG_3867

As beterrabas vermelhas são o remédio das peles com úlceras, acnes, erupções cutâneas purulentas, eczemas entre outros problemas cutâneos. Então  se você tem algum problema de pele ou simplesmente, quer manter sua pele saudável, tenha sempre a beterraba em sua alimentação.

Se você quiser continuar à ler um pouco mais sobre a beterraba, clique nos links abaixo:

Dicas - Beterraba

Beterraba & Câncer

Nota*: tradução livre de STREHLOW Wighard, L'Art de guérir par l'Alimentation selon Hildegarde de Bingen, Ed. François-Xavier de Guibert, 2009, page 70.

Fonte: STREHLOW Wighard, L'Art de guérir par l'Alimentation selon Hildegarde de Bingen, Ed. François-Xavier de Guibert, 2009, pages 70/1.

IMG_3848

IMG_0486

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité
Viriditas de Hildegarda de Bingen
Newsletter

viriditasHILDEGARDA DE BINGEN - Santa, mística do século XII, teóloga, compositora, dramaturga, médica, terapeuta, naturopata, naturalista, poetisa e abadessa do mosteiro de Rupertsberg (Alemanha). Sobretudo, Hildegarda de Bingen foi uma mulher de coragem, atitude e força de vontade. Determinada e à frente de seu tempo, suas idéias inovadoras e seu legado ainda são extremamente atuais e nos trazem a mensagem que devemos nos tornar seres conscientes do amor de Deus pelo homem e por toda a sua Criação: somos todos UM e estamos todos unidos nesse infinito AMOR divino que é, na realidade, a nossa essência verdadeira.

Viriditas de Hildegarda de Bingen
  • Olá! Este blog visa divulgar a vida e a obra de Hildegarda de Bingen em português. Moro na França e disponibilizo as informações que traduzo do francês em meu tempo livre. Este blog não está ligado à nenhuma organização, igreja ou grupo. Faço isso por amor
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Cosmos EnluminureAGRADECIMENTOS
Agradeço sinceramente a colaboração de Sarita Testoni na organização de vários textos sobre Hildegarda, principalmente sua biografia. Também agradeço á Zuleica Schuman e sua família que sempre me recebem com muito carinho e alegria toda vez que vou à Alemanha e merci beaucoup à Sonia Terai que "topa" todas as aventuras possíveis e inimagináveis quando se trata de Hildegarda de Bingen! E, muito obrigada à Hildegarda de Bingen que depois que entrou em minha vida, mexeu em um monte de coisas, tirou outras do lugar, trouxe-me certezas de luz e só melhorou tudo! Mas como poderia ser diferente? Onde há Deus, há transformação, elevação e alegria! Que o legado de santa Hildegarda de Bingen possa transformar à cada um de nós profundamente e que a Luz Viva (como ela mesmo dizia) abençõe, cure e eleve à todos nós, nossas famílias, enfim, nossa bela Terra. MUITAS VIRIDITAS PRA TODOS VOCÊS. Amém.

 

nutrir-se do seu proprio solo

Archives
Pages

HB Mandala CristoMandalas de Hildegarda de Bingen
Conheça o blog Tempo de Mandala

Visiteurs
Depuis la création 576 080
Publicité