IMG_1141

A hortelã-da-água (Mentha aquatica) é uma planta que pode atingir por volta de 75 cm de comprimento e como seu nome indica, ela é encontrada em lugares úmidos, perto da água e margens de um rio.

Na Alimentação e Medicina de Hildegarda de Bingen, a hortelã-da-água é indicada contra a asma, a retenção de água e a obesidade.

Ela pode ser utilizada crua ou em pó.

Sobre a hortelã-da-água Hildegarda diz: "Quem tem o estômago carregado por causa da abundância de alimentos e bebidas, e tornou-se moroso (asmático), deve comer com frequência a hortelã-de-água, crua ou cozida, com carne, ou na sopa ou com legumes e a asma passará."

Atenção: A família das hortelãs é bem vasta, por isso, cuidado para não confundir a hortelã-da-água com outras variedades de hortelã.

*Nota: traduzido livremente do francês: "Qui a l'estomac chargé du fait de la des aliments et de la boisson, et en est devenu poussif (asthmatique), qu'il mange souvent de la menthe aquatique, crue ou cuite, avec des plats de viande ou dans la soupe ou les légumes, et l'asthme passera."

IMG_1142

IMG_0486