IMG_3923"Aquele que sofre do fígado, tomará frequentemente como bebida, o Vinho de Amoras Pretas, pois geralmente o mal do fígado vem de um excesso de sangue que o vinho de amora reprime...".

RECEITA DO VINHO DE AMORA PRETA

em caso de dores no fígado

Ingredientes

3 colheres de sopa de amoras pretas

1 litro de vinho tinto (orgânico e de boa qualidade)

2 colheres de sopa de vinagre de vinho

150g de mel

Modo de Preparo

Levar o mel ao fogo até levantar fervura e reservá-lo.

Ferver o vinho com as amoras até levantar fervura. Em seguida, retire do fogo, acrescente o vinagre de vinho e leve ao fogo novamente e acrescente o mel. Misture bem e retire do fogo assim que começar à ferver. Filtre tudo e espere esfriar para começar à tomá-lo.

Utilização: 1 colher (sopa) 3x por dia.

Para limpar e fortalecer o fígado, além do Vinho de Amoras Pretas, é também recomendável comer amoras secas - algo muito apreciado no Oriente - assim como comemos balinhas de goma. Além de natural, as amoras possuem uma grande reserva de vitaminas.

Veja tambem: ÉLIXIR DE AMORAS SILVESTRES AQUI. 

IMG_3922

Nota*:"Celui qui souffre du foie boira souvent comme boisson le vin des mûres noires, car le mal de foie provient souvent d'un excès de sang que le vin de mûres réprime..."

Fonte: Traduzido livremente do francês: WIGHARD Sthrelow, L'Art de Guérir par l'Alimentation selon Hildegarde de Bingen, Ed. François-Xavier de Guibert, 2009, page 60.

Agradecimentos: pelas fotos de Sonia Ardah e as amoreiras de seu jardim. Gratidão!

IMG_3886