IMG_3838As amêndoas são uma fonte de energia e de força vital importante para os nervos mas também para os pulmões, para o fígado e para a pele do rosto pois para Santa Hildegarda de Bingen, elas simbolizam viriditas. Por essas e outras razões, Hildegarda nos recomenda comer entre 5 à 10 amêndoas por dia.

Sobre as amêndoas, ela diz: "Aquele que tem o cérebro vazio e a tez macilenta e também, dores de cabeça, então, que esta pessoa coma com frequência o fruto da amendoeira pois este fruto enche o cérebro e dá uma pele fresca. Aquele que está doente dos pulmões e sofre do fígado, que ele coma frequentemente amêndoas cruas ou cozidas e elas fortalecerão seus pulmões pois elas (as amêndoas) não sobrecarregam e nem ressecam o ser humano mas, ao contrário, o fortalecem."*

IMG_3835

Mais uma vez, Santa Hildegarda está "coberta de razão" no que se refere às amêndoas: elas possuem preciosas proteínas assim como lipídios e pouco açúcar e por isso, elas são perfeitamente adaptadas à um regime diabético. 100g de amêndoas contém: 

- 20, 8 proteínas,

- 54g de óleo,

- 10,5g de fibras,

- 230 mg de cálcio,

- 4,5 de ferro,

- vitamina C,

- vitaminas B1 e B2 e

- nicotinamida (também chamada de niacinamida e que desempenha um papel essencial na produção de energia e síntese de nutrientes nas células do corpo.

IMG_3836

Além disso, Santa Hildegarda também considera as amêndoas excelentes alimentos "antimelancholica", ou seja, elas combatem a tristeza e a melancolia do corpo e da alma e assim fazendo, permitem que a alegria de viver retorne à pessoa, trazendo-lhe uma nova energia de vida - o que explica por que Santa Hildegarda vê na amêndoa, a força da viriditas.

IMG_3821

Nota*: traduzido livremente do francês: "Celui qui a le cerveau vide et le teint blafard et de ce fait mal à la tête, qu'il mange souvent le fruit de l'amandier, et cela lui remplit le cerveau et lui donne un teint frais. Celui qui est malade des poumons et à quelque affection au foie, qu'il mange aussi fréquentement des amandes crues ou cuites, et elles fortifieront ses poumons, car elles ne surchargent aucunement l'être humain ni le dessèchent, mais elles le fortifient."

Fonte: STREHLOW Wighard, L'Art de Guérir selon Hildegarde de Bingen, François -Xavier de GUIBERT, pages 61 et 372.

IMG_3822

IMG_0486