Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Viriditas de Hildegarda de Bingen
1 avril 2019

AMÊNDOAS - Fonte de energia "viriditas"

IMG_3838As amêndoas são uma fonte de energia e de força vital importante para os nervos mas também para os pulmões, para o fígado e para a pele do rosto pois para Santa Hildegarda de Bingen, elas simbolizam viriditas. Por essas e outras razões, Hildegarda nos recomenda comer entre 5 à 10 amêndoas por dia.

Sobre as amêndoas, ela diz: "Aquele que tem o cérebro vazio e a tez macilenta e também, dores de cabeça, então, que esta pessoa coma com frequência o fruto da amendoeira pois este fruto enche o cérebro e dá uma pele fresca. Aquele que está doente dos pulmões e sofre do fígado, que ele coma frequentemente amêndoas cruas ou cozidas e elas fortalecerão seus pulmões pois elas (as amêndoas) não sobrecarregam e nem ressecam o ser humano mas, ao contrário, o fortalecem."*

IMG_3835

Mais uma vez, Santa Hildegarda está "coberta de razão" no que se refere às amêndoas: elas possuem preciosas proteínas assim como lipídios e pouco açúcar e por isso, elas são perfeitamente adaptadas à um regime diabético. 100g de amêndoas contém: 

- 20, 8 proteínas,

- 54g de óleo,

- 10,5g de fibras,

- 230 mg de cálcio,

- 4,5 de ferro,

- vitamina C,

- vitaminas B1 e B2 e

- nicotinamida (também chamada de niacinamida e que desempenha um papel essencial na produção de energia e síntese de nutrientes nas células do corpo.

IMG_3836

Além disso, Santa Hildegarda também considera as amêndoas excelentes alimentos "antimelancholica", ou seja, elas combatem a tristeza e a melancolia do corpo e da alma e assim fazendo, permitem que a alegria de viver retorne à pessoa, trazendo-lhe uma nova energia de vida - o que explica por que Santa Hildegarda vê na amêndoa, a força da viriditas.

IMG_3821

Nota*: traduzido livremente do francês: "Celui qui a le cerveau vide et le teint blafard et de ce fait mal à la tête, qu'il mange souvent le fruit de l'amandier, et cela lui remplit le cerveau et lui donne un teint frais. Celui qui est malade des poumons et à quelque affection au foie, qu'il mange aussi fréquentement des amandes crues ou cuites, et elles fortifieront ses poumons, car elles ne surchargent aucunement l'être humain ni le dessèchent, mais elles le fortifient."

Fonte: STREHLOW Wighard, L'Art de Guérir selon Hildegarde de Bingen, François -Xavier de GUIBERT, pages 61 et 372.

IMG_3822

IMG_0486

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité
Viriditas de Hildegarda de Bingen
Newsletter

viriditasHILDEGARDA DE BINGEN - Santa, mística do século XII, teóloga, compositora, dramaturga, médica, terapeuta, naturopata, naturalista, poetisa e abadessa do mosteiro de Rupertsberg (Alemanha). Sobretudo, Hildegarda de Bingen foi uma mulher de coragem, atitude e força de vontade. Determinada e à frente de seu tempo, suas idéias inovadoras e seu legado ainda são extremamente atuais e nos trazem a mensagem que devemos nos tornar seres conscientes do amor de Deus pelo homem e por toda a sua Criação: somos todos UM e estamos todos unidos nesse infinito AMOR divino que é, na realidade, a nossa essência verdadeira.

Viriditas de Hildegarda de Bingen
  • Olá! Este blog visa divulgar a vida e a obra de Hildegarda de Bingen em português. Moro na França e disponibilizo as informações que traduzo do francês em meu tempo livre. Este blog não está ligado à nenhuma organização, igreja ou grupo. Faço isso por amor
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Cosmos EnluminureAGRADECIMENTOS
Agradeço sinceramente a colaboração de Sarita Testoni na organização de vários textos sobre Hildegarda, principalmente sua biografia. Também agradeço á Zuleica Schuman e sua família que sempre me recebem com muito carinho e alegria toda vez que vou à Alemanha e merci beaucoup à Sonia Terai que "topa" todas as aventuras possíveis e inimagináveis quando se trata de Hildegarda de Bingen! E, muito obrigada à Hildegarda de Bingen que depois que entrou em minha vida, mexeu em um monte de coisas, tirou outras do lugar, trouxe-me certezas de luz e só melhorou tudo! Mas como poderia ser diferente? Onde há Deus, há transformação, elevação e alegria! Que o legado de santa Hildegarda de Bingen possa transformar à cada um de nós profundamente e que a Luz Viva (como ela mesmo dizia) abençõe, cure e eleve à todos nós, nossas famílias, enfim, nossa bela Terra. MUITAS VIRIDITAS PRA TODOS VOCÊS. Amém.

 

nutrir-se do seu proprio solo

Archives
Pages

HB Mandala CristoMandalas de Hildegarda de Bingen
Conheça o blog Tempo de Mandala

Visiteurs
Depuis la création 576 080
Publicité