IMG_3810

Segundo o Dr. Wighard Sthrelow, o vinho águadoé um grande e eficaz aliado no combate contra a tristeza, a melancolia e a ira pois ele neutralisa a bílis negra, que contribui para o desenvolvimento de certos males ligados às essas emoções no organismo.

À esse respeito, Santa Hildegarda de Bingen já dizia: "Se alguém sente raiva (ira) ou tristeza, que esta pessoa tão logo esquente o vinho com a água e o beba. Assim, as substâncias da melancolia que haviam aparecido nessa pessoa sob a forma de substâncias capazes de gerar a raiva serão afastadas."2

Santa Hildegarda nos aconselha tomar o vinho aguado em momentos de tristeza, melancolia e raiva. Ela nos deixou a receita deste vinho que é muito fácil e simples de fazer

🍷RECEITA DO VINHO AGUADO🍷

- Ingredientes -

1 taça ou copo de vinho tinto orgânico, de boa qualidade

1 copo de licor de água gelada

- Modo de Preparo -

Coloque para ferver, a quantidade de 1 taça (copo) de vinho em fogo médio até que o vinho levante fervura e as bolhas comecem à aparecer.

Assim que estas aparecerem, pegue o equivalente à um copo de licor de água e jogue sobre o vinho fervente. Retire do fogo logo em seguida, coloque a bebida em um copo e ainda quente, beba pequenos goles.

Você pode tomar este vinho aguado 1x ou várias vezes por dia. Não precisa preocupar-se com o álcool do vinho pois este evaporou-se completamente durante a fervura do mesmo.

Esta é uma das melhores receitas "antimelancholica" deixada por Santa Hildegarda de Bingen.

Notas:

1. vin trempé, em francês;

2. Traduzido livremente do francês: "Si quelqu'un est poussé à la colère ou à la tristesse, qu'il fasse aussitôt chauffer du vin sur le feu et le mélange à peu d'eau froide et qu'il le boive. Ainsi les  substances de la mélancolie seront écartées qui avaient surgi en lui sous forme des substances génératrices de colère." 

Fonte: STREHLOW Wighard, L'Art de Guérir par l'Alimentation selon Hildegarde de Bingen, François-Xavier de Guibert, page 356.

IMG_0486