O cravo-da-índia é uma das Especiarias da Alegria recomendadas por Hildegarda de Bingen.
O cravo-da-índia vem da família das Mirtáceas e é originário das Ilhas Mollucas. Ele é rico em nutrientes e óleos essenciais que auxiliam mente e corpo. O seu principal componente, responsável pelos seus efeitos e odor poderosos é uma substância chamada eugenol,* importante anestésico local e antisséptico (muito usado pelos dentistas - como sabemos).
O cravo-da-índia contém ainda uma boa quantidade de sais minerais como potássio, manganês, ferro, selênio e magnésio. Além disso, possui Vitamina A, Vitamina C, Vitamina K e beta-caroteno.
Dentre os benefícios do cravo-da-índia estão a aceleração do metabolismo, promovendo o aumento da produção de saliva e dos líquidos responsáveis pela digestão, auxiliando na queima rápida de gordura.
O cravo-da-índia ajuda na digestão e favorece a expulsão dos gazes intestinais. Ele também é um estimulante físico e intelectual.
Hildegarda de Bingen recomenda o cravo-da-índia contra:
- as dores de cabeça e os zumbidos no ouvido: pode-se comer diversos cravos-da-índia ao longo do dia;
- contra a gota: mastigar 2 à 3 cravos por dia.
Atenção: Não se deve exagerar no consumo do cravo. Ele pode irritar a mucosa da boca. Além disso, quem tem o estômago mais sensível também deve usá-lo com moderação.
Nota*: Este componente ativo desencadeou numerosos estudos sobre os benefícios do cravo-da-índia à saúde, como inclusive a prevenção de cânceres do aparelho digestivo e inflamação nas articulações.