IMG_1288Hoje, é o primeiro dia do ano de 2019. Um novo ano pra todos nós e também, um novo ano para o nosso país.

O Brasil tem um novo presidente. Foi a escolha de muitos e não foi a escolha de muitos outros. Assim funciona o poder do voto, baseado na escolha de cada um e que constituí a base de uma democracia.

Mesmo que muitos não gostem do atual presidente, ele esta aí: é um fato. Então, perseveremos na oração para que Deus o acompanhe e lhe dê discernimento e sabedoria para governar o Brasil e restaurá-lo segundo a vontade de Deus que, certamente, é a de um país justo e digno para seus filhos e filhas.

Há muito o que fazer e entre os diversos problemas que o Brasil enfrenta, vários estão enraizados no campo moral e espiritual. Vivemos um momento de colapso de valores e o desafio de vencê-los é geral, tanto no Brasil, como no mundo.

Por isso, é importante que cada um faça a sua parte e esta parte começa por si mesmo! 

São Paulo, em sua carta aos Romanos, tão sabiamente escreveu: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito."1

Então, busquemos à cada dia ser melhores e alcançar a santidade que leva-nos ao Pai. Ao melhorarmos como filhos de Deus, também crescemos como ser humano e cidadão - tudo ao nosso redor melhora - e, consequentemente, também o nosso país. O Brasil não é constituído apenas do presidente e da classe política mas de cada um de nós e essa é a razão pela qual o trabalho de re-construção do nosso país passa por todos nós!

Claro, nem tudo será fácil. Há de vir a limpeza e a purificação antes que muitos dos nossos desejos de um Brasil melhor torne-se realidade. Por isso, guardemos dentro de nossos corações e de nossa mente esta sabedoria: "Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração."2 Pois agindo assim, guardaremos o foco do que realmente é importante e evitaremos entrar em desvios, querelas ou intrigas que podem confundir-nos e retirar-nos do objetivo maior que é um Brasil melhor para nós, nossos filhos e futuras gerações. Isso também vale para nossa vida pessoal e profissional. 

QUE NÃO SEJAMOS CONFUNDIDOS! Guardemos esta máxima em mente para termos discernimento e guardarmos o que é justo e digno de maneira clara em nossos espíritos. Muitos valores morais e espirituais estão completamente invertidos e vivemos um momento onde "ser bom é mal e ser mal é bom". É preciso ter "olhos para ver" e apegarmos-nos firmemente à oração para que o Altíssimo nos guarde dessas trapaças criadas para confundir os corações de bem e mesmo, as mentes mais brilhantes! Mais uma vez, guardemos as palavras de São Paulo: "Que vossa caridade não seja fingida. Aborrecei o mal, apegai-vos solidamente ao bem."3

Cada indivíduo tem seu valor como ser humano e sobretudo, como filho muito amado pelo Pai. Deus deu à todos um dom especial e portanto, cada um traz dentro de si o presente da luz divina e da Graça do Espírito Santo para transformar o que é preciso em si, em suas vidas e no Brasil. Você pode fazer a diferença. Todos nós fazemos a diferença: "Aquele que é chamado ao ministério, dedique-se ao ministério."4 Ou seja, viva o seu dom. Não tenha medo de exercer aquilo pelo qual você foi chamado. Certamente, é ali que você fará a diferença. Além disso, essa atitude trará felicidade à sua alma - por mais árdua que possa ser a tarefa - afinal, a alma realiza-se ao executar a obra de Deus.

Sem dúvida, em relação à política brasileira, é preciso estar presente e vigilante naquilo que o governo atual irá fazer daqui para frente. Porém, não esperemos essa mudança apenas de nossos governantes mas fassemos a nossa parte também, à começar por nós mesmos. 

E quanto às pessoas ou os ataques do mal que nos forem acometidos, lembremos que "Deus encerrou à todos esses homens na desobediência para usar com todos de Misericórdia."5 Não julguemos mas com nossos exemplos ditados pelo Cristo, ajudemos à transformar a realidade interior dessas pessoas que certamente, serão um dia tocados pela Graça e participarão também da Ceia Crística e da comunhão com todos os santos. Porém, tenhamos em nossa consciência que, para mudar a realidade interior dessas pessoas, não trata-se de mudá-las ou forçá-las à pensarem como desejamos ou fazer aquilo que acreditamos ser certo e sim, dar o exemplo através de uma conduta impecável que, num primeiro momento, deve vir de nós mesmos. Exigir do outro o que não podemos dar é um passo para cair na hipocrisia da qual o Brasil já vem sofrendo à muito tempo.

Finalmente, é importante lembrar que cada um de nós enfrentará momentos   onde nossos valores e nossa determinação serão testadas e por isso, devemos ficar atentos, sobretudo nesse momento de mudança e nesse processo de transição pelo qual o Brasil vive hoje. Por isso, cada um de nós deve ter dentro de si seu objetivo de luz muito claro e estar consciente que, essa luz será atacada pois haverão aqueles que buscarão (por maldade ou ignorância) apagá-la. Nesses momentos, mais do jamais, lembre-se: "Não pagueis à ninguém o mal com o mal. Aplicai-vos a fazer o bem diante de todos os homens. (...) Não te deixes vencer pelo mal, mas triunfa do mal com o bem."6

 Este não é um blog político e minha intenção não é fazer política aqui mas como cidadã que acredita firmemente em Deus e nos valores crísticos e que também, ama seu país, eu sinto a necessidade de expressar-me e contribuir, de alguma forma, para o crescimento moral, espiritual e material do Brasil, mesmo que (num primeiro momento) seja através deste simples texto.

Eu também acredito, como já disse anteriormente, que esse crescimento gradativo e que também é um desafio, depende de cada um de nós pois todos somos capazes de criar e mais ainda, criar o melhor.

Santa Hildegarda de Bingen já dizia: "O homem é um co-criador." Então, cheios de esperança em nossos corações, centrados nos valores que o Cristo nos deixou e com os "pés no chão" diante da realidade que vivemos atualmente, procuremos todos criar soluções e idéias criativas que contribuirão tanto para um Brasil melhor como também, para trazer mais alegria em nossos corações e em nossas vidas!

Deixo aqui meus sinceros votos...

...onde a criação, a coragem e a renovação vindas de Deus acompanhem à cada um de nós, nossos familiares e amigos queridos durante este novo ano que inicia-se hoje;

...onde os corações frios ou desolados e as inteligências sombrias e mal-utilizadas sejam restauradas pelo fogo do Espírito Santo;

...onde o Brasil seja ordem e progresso iluminado pela luz divina de tal maneira que o mundo também beneficie dessa luz (pois o mundo inteiro precisa da luz e da palavra do Cristo sobretudo nos tempos difíceis pelo qual atravessa hoje).

Obrigada à todos por seguirem, comentarem e dividirem este blog com outras pessoas e tenham todos um excelente ano de 2019 abençoado por Deus em todos os momentos. 

Que Santa Hildegarda esteja presente em suas vidas e que sua alegria contagie seus corações.

FELIZ 2019!

Veruscka Rocha

Blog Viriditas de Hildegarda de Bingen

Notas:

1. ROMANOS 12,2

2ROMANOS 12,12

3ROMANOS 12, 9

4ROMANOS 12, 7

5ROMANOS 11,32

6ROMANOS 12,17 / 12,21

IMG_7685