Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Viriditas de Hildegarda de Bingen
7 novembre 2018

Humildade, a rainha das virtudes

IMG_1299

Eu, a Humildade, a rainha das virtudes, digo: "Venha à mim, vós, todas as virtudes, eu vos ensinarei à procurar a dracma* perdida e à receber, pela vossa perseverança, a coroa da Felicidade."

Hildegarda de Bingen

IMG_1300

*Nota: DRACMA: moeda grega de prata ainda em uso no primeiro século EC. (Lu 15:8, 9). A dracma ática estampava a cabeça da deusa Atena num lado e uma coruja no outro.

IMG_1298

No tempo do ministério terrestre de Jesus, a dracma provavelmente já tinha seu peso reduzido para cerca de 3,4 gramas, e assim seria hoje avaliada em US$0,65. No primeiro século EC, os gregos equiparavam a dracma ao denário, mas o governo romano calculava o valor oficial da dracma como de três quartos de um denário. Os judeus pagavam ao templo um imposto anual de duas dracmas (uma didracma). — Mt 17:24. A dracma grega de prata não deve ser confundida com a “dracma” de ouro (dar•kemóhn) das Escrituras Hebraicas, uma moeda geralmente equiparada ao darico persa (8,4 gramas; US$94,50 segundo valores modernos). — Esd 2:69; Ne 7:70-72.;

DRACMA PERDIDA: Jesus contou a parábola de uma mulher que, depois de perder uma de suas dez dracmas, acendeu uma lâmpada e varreu a casa com atenção até encontrá-la. (Lucas 15:8-10) Nos dias de Jesus, uma dracma valia quase o salário de um dia, de modo que a perda dessa moeda não era algo insignificante. Mas aquela cena fazia sentido para os ouvintes de Jesus por outros motivos. Algumas obras de referência indicam que as mulheres muitas vezes usavam moedas como ornamentos. Assim, Jesus talvez estivesse fazendo alusão a uma moeda que fazia parte de uma relíquia de família ou do dote da mulher. Seja como for, perder uma de suas dez moedas naturalmente deixaria a mulher bastante ansiosa para recuperá-la. Além disso, as casas das pessoas comuns nos dias de Jesus eram construídas para impedir ao máximo a entrada de luz e calor. Elas tinham poucas janelas, se é que tinham. O chão geralmente era coberto com palha ou hastes secas de vários tipos de planta. Quando uma moeda caía no chão, era difícil encontrá-la. “Portanto”, disse certo comentarista, “quando um item relativamente pequeno, como uma moeda, era perdido num lugar assim, acender uma lâmpada e varrer a casa eram os meios mais óbvios para recuperá-lo”.

Fonte: Comentário explicativo de José Camargo Camargo: http://www.abiblia.org/ver.php?id=7269

Original em francês: "Moi, l'humilité, la reine des vertus, je vous apprendrai à rechercher la drachme perdue et à recevoir par votre persévérance la couronne du bonheur."

Bibliografia: Une Pensée par Jour, Hildegarde de Bingen, Ed. MédiasPaul.

IMG_7685

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité
Viriditas de Hildegarda de Bingen
Newsletter

viriditasHILDEGARDA DE BINGEN - Santa, mística do século XII, teóloga, compositora, dramaturga, médica, terapeuta, naturopata, naturalista, poetisa e abadessa do mosteiro de Rupertsberg (Alemanha). Sobretudo, Hildegarda de Bingen foi uma mulher de coragem, atitude e força de vontade. Determinada e à frente de seu tempo, suas idéias inovadoras e seu legado ainda são extremamente atuais e nos trazem a mensagem que devemos nos tornar seres conscientes do amor de Deus pelo homem e por toda a sua Criação: somos todos UM e estamos todos unidos nesse infinito AMOR divino que é, na realidade, a nossa essência verdadeira.

Viriditas de Hildegarda de Bingen
  • Olá! Este blog visa divulgar a vida e a obra de Hildegarda de Bingen em português. Moro na França e disponibilizo as informações que traduzo do francês em meu tempo livre. Este blog não está ligado à nenhuma organização, igreja ou grupo. Faço isso por amor
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Cosmos EnluminureAGRADECIMENTOS
Agradeço sinceramente a colaboração de Sarita Testoni na organização de vários textos sobre Hildegarda, principalmente sua biografia. Também agradeço á Zuleica Schuman e sua família que sempre me recebem com muito carinho e alegria toda vez que vou à Alemanha e merci beaucoup à Sonia Terai que "topa" todas as aventuras possíveis e inimagináveis quando se trata de Hildegarda de Bingen! E, muito obrigada à Hildegarda de Bingen que depois que entrou em minha vida, mexeu em um monte de coisas, tirou outras do lugar, trouxe-me certezas de luz e só melhorou tudo! Mas como poderia ser diferente? Onde há Deus, há transformação, elevação e alegria! Que o legado de santa Hildegarda de Bingen possa transformar à cada um de nós profundamente e que a Luz Viva (como ela mesmo dizia) abençõe, cure e eleve à todos nós, nossas famílias, enfim, nossa bela Terra. MUITAS VIRIDITAS PRA TODOS VOCÊS. Amém.

 

nutrir-se do seu proprio solo

Archives
Pages

HB Mandala CristoMandalas de Hildegarda de Bingen
Conheça o blog Tempo de Mandala

Visiteurs
Depuis la création 576 080
Publicité