Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Viriditas de Hildegarda de Bingen
1 septembre 2021

DIA 8 - NOVENA Á SANTA HILDEGARDA DE BINGEN: Conheça os Caminhos: Criar por Deus, com Deus e para Deus.

IMG_9707Reflitamos nestas palavras de Santa Hildegarda de Bingen:

"O homem é um co-criador."

(Palavras de Santa Hildegarda de Bingen especialmente para você neste momento. Reflita.)

O que é um homem co-criador? É um homem que cria com Deus! Deus é o grande Criador e o homem co-cria com Ele. Esta revelação de Santa Hildegarda é importantíssima pois nos revela que, assim como Deus, o homem também pode criar!

Nosso Divino Mestre e Senhor Jesus Cristo já havia nos dito: "Na verdade, na verdade, eu vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas [...]."1

Contudo, a criação do homem parte do princípio da união com Deus. Um homem sem Deus não cria em união com o Pai Eterno e por isso,  raramente constrói mas, na maioria das vezes, destrói.

Quando temos Deus em nossas vidas e permitimos Sua presença dentro e fora de nós,  nós nos elevamos e criamos realidades mais sutis e poderosas - mesmo diante do caos e dos obstáculos do mundo! Com Deus, mesmo o impossível é possível!

Mas quando Deus está ausente da vida do ser humano, sua criação é vazia e sem conteúdo verdadeiro pois lhe falta a presença divina do Grande Criador que é a essência da criação: uma criação sem Deus é uma criação sem vida, beleza, poder - alma!

Jesus já dizia:"Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras."2

Então, o homem é um co-criador por que tem o poder de criar, contudo, é importante ter Deus dentro de si para que a criação torne-se uma realidade pois como disse Jesus "é o Pai dentro de cada homem que faz as obras."

A criação começa no pensamento, ou seja, você está onde seu pensamento está: se você ergue seus pensamentos para Deus, você está com Deus. Se você fica pensando em seus problemas, uma vez que seu foco está com os problemas, acredite, é lá que você está também. Isso mostra que, se você cria em sua mente a imagem de que está fazendo algo de bom, esse algo de bom já existe pois há a Presença de Deus nele. Mas se você cria em sua mente, por exemplo, que está fazendo algo de mal à alguém, com quem ou o quê você acha que estará o seu pensamento? Certamente, não é com Deus.

Ao dizer que o homem é um co-criador, Santa Hildegarda nos mostra que somos responsáveis por nossos atos, nossas escolhas e até nossos pensamentos! Enfim, somos responsáveis por nossa criação.

A ação criativa traz uma consequência e por isso, devemos estar sempre atentos às nossas escolhas pois tanto aquilo que pensamos e escolhemos criará nossa realidade.

Por isso, como co-criadores, devemos refletir e ter uma profunda consciência do que vamos criar para nós em nossas vidas e para o mundo em que vivemos. É importante estarmos continuamente na presença de Deus e criar com Ele, em profunda união de amor e gratidão.

Os santos que caminharam nesta Terra nos deixaram exemplos inimagináveis de tudo aquilo que podiam fazer! Ainda em vida, Santa Hildegarda curou uma criança da cegueira e São Padre Pio podia estar em dois lugares ao mesmo tempo. Há muitos outros exemplos de santos que realizaram verdadeiros milagres até hoje pouco explicados. Eles criaram uma realidade de Fé, de Amor e de Confiança tão grande dentro deles que foram capazes de realizar obras e milagres que nós mesmos pensamos sermos incapazes de fazer e no entanto, o Cristo nos disse: "Vós sois deuses."3

Em outras palavras, sendo filhos do Deus Eterno, do Altíssimo, nós também somos capazes de realizar grandes obras e até milagres desde que tenhamos a presença de Deus dentro de cada um de nós!

E, sobretudo, tendo Deus dentro de nós, somos capazes de criar uma realidade e um mundo melhor para nós, nossos filhos e as próximas gerações; tendo Deus dentro de nós, somos capazes de criar "o Céu sobre a Terra"4 como nos disse Santa Hildegarde de Bingen há 800 anos atrás.

OREMOS:

Meu Deus

Quero estar unido ao Senhor aqui e onde quer que eu esteja, agora e sempre, para ser um co-criador segundo a Tua vontade, pela Obra Divina. 

Peço ao Senhor que ajude-me à ter bons pensamentos e elevá-los de tal maneira que eu apenas possa criar dentro da Tua Sabedoria e realizar grandes obras em Teu nome na Terra. 

Que meu coração, à partir desse instante, oriente minhas escolhas em todos os momentos de minha vida e mantenha-me sempre unido(a) à Deus, principalmente diante das dificuldades e dores da vida. 

Pela intercessão de Santa Hildegarda de Bingen, eu (diga seu nome completo) comprometo-me à criar por Deus, criar com Deus e criar para Deus.

Amém.

NOTAS:

1. João 14, 11-13

2. João 14, 8-10

3. João 10, 34

4. "Faça desse mundo um Céu sobre a Terra."

IMG_0279

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité
Viriditas de Hildegarda de Bingen
Newsletter

viriditasHILDEGARDA DE BINGEN - Santa, mística do século XII, teóloga, compositora, dramaturga, médica, terapeuta, naturopata, naturalista, poetisa e abadessa do mosteiro de Rupertsberg (Alemanha). Sobretudo, Hildegarda de Bingen foi uma mulher de coragem, atitude e força de vontade. Determinada e à frente de seu tempo, suas idéias inovadoras e seu legado ainda são extremamente atuais e nos trazem a mensagem que devemos nos tornar seres conscientes do amor de Deus pelo homem e por toda a sua Criação: somos todos UM e estamos todos unidos nesse infinito AMOR divino que é, na realidade, a nossa essência verdadeira.

Viriditas de Hildegarda de Bingen
  • Olá! Este blog visa divulgar a vida e a obra de Hildegarda de Bingen em português. Moro na França e disponibilizo as informações que traduzo do francês em meu tempo livre. Este blog não está ligado à nenhuma organização, igreja ou grupo. Faço isso por amor
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Cosmos EnluminureAGRADECIMENTOS
Agradeço sinceramente a colaboração de Sarita Testoni na organização de vários textos sobre Hildegarda, principalmente sua biografia. Também agradeço á Zuleica Schuman e sua família que sempre me recebem com muito carinho e alegria toda vez que vou à Alemanha e merci beaucoup à Sonia Terai que "topa" todas as aventuras possíveis e inimagináveis quando se trata de Hildegarda de Bingen! E, muito obrigada à Hildegarda de Bingen que depois que entrou em minha vida, mexeu em um monte de coisas, tirou outras do lugar, trouxe-me certezas de luz e só melhorou tudo! Mas como poderia ser diferente? Onde há Deus, há transformação, elevação e alegria! Que o legado de santa Hildegarda de Bingen possa transformar à cada um de nós profundamente e que a Luz Viva (como ela mesmo dizia) abençõe, cure e eleve à todos nós, nossas famílias, enfim, nossa bela Terra. MUITAS VIRIDITAS PRA TODOS VOCÊS. Amém.

 

nutrir-se do seu proprio solo

Archives
Pages

HB Mandala CristoMandalas de Hildegarda de Bingen
Conheça o blog Tempo de Mandala

Visiteurs
Depuis la création 576 327
Publicité