Artigo da revista BIO CONTACT sobre a Alimentação e Medicina de Hildegarda de BingenIMG_9900Hildegarda de Bingen - Uma Grande Visionária 

Visionária, compositora, escritora, especialista de plantas...Hildegarda de Bingen é antes de tudo, uma mulher consagrada à Deus, totalmente dedicada à sua vocação e à sua missão. Recentemente declarada Doutora da Igreja1, ela é uma profetisa para o nosso tempo. Profundamente engajada na vida de sua época, ela soube transmitir seus escritos - extremamente atuais - às próximas gerações mas muito além disso, ela também transmitiu a fé e o conhecimento místico que não tem tempo, nem idade.

Em 2000 anos de Cristianismo, Hildegarda de Bingen (1098-1179) é a quarta mulher proclamada Doutora da Igreja em 7 de outubro de 2012. Mais de 8 séculos após sua morte e esta mulher é ainda mal conhecida: no "melhor dos casos", seu nome está ligado à produtos dietéticos (de sua alimentação).2 Considerada "Consciência inspirada do século XII", junto com São Bernardo de Clairvaux, aproximadamente 4 séculos à frente de Leonardo Da Vinci3, antecipando Dante4, preparando Pasteur5, ela foi esquecida assim por tanto tempo certamente porque ela era genial demais para ser compreendida... e também porque ela era uma mulher, sem sombra de dúvidas.

O século XX preparou sua redescoberta tendo encontrado em seus escritos a fonte de um conhecimento médico tradicional e ao mesmo tempo original  em harmonia com os tesouros da natureza. Mas Hildegarda de Bingen, beneditina divinamente inspirada, não propõe apenas de tratar o corpo, antes, ela quer orientar as almas e regenerar o espírito. Fazendo assim, ela retorna ao Cristianismo a concepção holística do ser que é própria à tradição bíblica. "O corpo é o ateliê da alma onde o espírito vem fazer suas matizes." soa como um resumo do seu olhar para o homem, um eco às palavras de São Paulo: "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Tessalonicenses 5,23). Não podemos, então, separar as indicações  farmacológicas da grande beneditina de seu ensinamento sobre a pessoa na sua totalidade. Em que serviria apenas de cuidar do corpo se não nos preocupássemos - ao mesmo tempo - da salvação da alma eterna? Orar e viver de forma equilibrada e digna ainda é a melhor terapia contra as doenças perniciosas do século XXI...tanto em relação ao corpo como à alma.

NOTAS:

1. Este artigo data de 2014. Como disse o texto acima, Hildegarda foi proclamada Doutora da Igreja em 2012;

2. Hoje em dia, Hildegarda está mais conhecida. Aos poucos, ela se torna mais próxima das pessoas, não apenas por sua alimentação, embora esta seja uma das principais razões pela qual as pessoas em geral conhecem ou "já ouviram" falar de Hildegarda, mas por sua presenca excepcional que deixou um legado tão amplo que atualmente, um renascimento está acontecendo nas mais diversas áreas da grande obra deixada por Hildegarda;

3. Muito antes do famoso Homem de Vitruvio de Leonardo da Vinci, Hildegarda já tinha exposto o seu Homem, Co-Criador do Universo;

IMG_9910

4. Dante Alighieri (1 de junho de 1265, Florença, Itália-14 de setembro de 1321, Ravena, Itália) é considerado um dos mais importantes poetas italianos e também um dos escritores mais brilhantes dos tempos medievais europeus antigos. Infelizmente, muito pouco se sabe de sua vida. Dante é o “Pai da língua italiana,” e junto com Petrarca e Boccaccio, é um dos “três coroas” que obrigaram o toscano como língua literária. Ele é o autor da Divina Comédia, a maior obra escrita nessa língua e uma das obras-primas da literatura mundial. Dante Alighieri era um poeta italiano e filósofo moral mais conhecido pelo poema épico A Divina Comédia, que compreende seções que representam os três níveis de vida após a morte cristã: purgatório, céu e do inferno. Este poema, uma grande obra de literatura medieval é considerado a maior obra de literatura composta em italiano, é uma visão cristã filosófico do destino eterno da humanidade. 

IMG_9908

A Divina Comédia de Dante por Domenico di Michelino (1417-1491)

5. Louis Pasteur (1822-1895) foi um cientista, químico e bacteriologista francês que revolucionou os métodos de combate às infecções. Entre outros trabalhos, estudou a fermentação do vinho e da cerveja, descobriu o processo de “pasteurização” do leite e criou a vacina contra a hidrofobia ou “raiva”. 

IMG_9909

Retrato de Pasteur pelo pintor filândes Paris Albert Edelfelt (1854-1905), Museu d'Orsay

6. TIRINHA (tradução): embora em português não faça muito sentido e até pareça um pouco "sem graça", em francês o diálogo entre os dois personagens é simples, bem arranjado num jogo de palavras que rima e usa bem o nome e o contexto de Hildegarda de Bingen.

1° quadrinho:

Há há há! Há há há! Frei Ulrich é muito gordo! 

E frei Auguste é muito magro.

2° quadrinho:

Nós deveríamos pedir conselho à uma freira.

Mas porque uma freira?

3° quadrinho:

Não é nada descuidado!

A freira é Hildegarda!

Que Deus a guarde.

Sequência do artigo: Uma naturopata antes do tempo

Clique AQUI para continuar. 

IMG_9083