IMG_9895O sal de aipo (salsão) é um condimento muito utilizado tanto nos molhos como nas sopas e caldinhos de legumes. Ele também é muito comum no molho de tomate. Há várias receitas de sal de aipo (salsão) que mudam pouca coisa de uma para outra em seu preparo: algumas usam desidratadores, outras fornos, outras secam o aipo ao sol etc. Algumas receitas usam só as folhas e outras, usam todo o aipo. Eu gosto de praticidade e simplicidade, por isso, a receita que coloco aqui é bem simples, porém eficaz! Como disse acima, o sal de aipo é muito comum (ao menos aqui na França) principalmente nos legumes, mas nada te impede de usá-lo para outros fins, igualmente saborosos, como, por exemplo, salpicar um pouco de sal de aipo sobre o queijo e comer junto com um tomatinho-cereja! Use sua criatividade.

RECEITA

- Ingredientes -

folhas de aipo (salsão)

sal fino

- Preparo - 

Eu utilizo 2 colheres (café) de sal fino para 3 punhados de folhas pois prefiro um condimento de sabor marcante mas não muito salgado.

IMG_9891

1. Seque as folhas do aipo (salsão) no forno em temperatura baixa. Uma boa dica é colocar as folhas para secar depois de ter utilizado o forno para fazer um bolo ou uma outra receita. Assim, você pode utilizar o calor do forno para secar as folhas de aipo (salsão) e economizar energia;

2. Você só saberá se as folhas de aipo (salsão) estão bem secas após retirá-las do forno e deixá-las esfriar. Não hesite em colocá-las novamente no forno caso elas não estejam secas, chegando mesmo à quebrar ou esfarelar um pouco nas mãos;

3. Em seguida, triture as folhas com um triturador ou um pilão para transformarmas em pó;

4. Misture o sal (na quantidade indicada acima) com o aipo (salsão) em pó e guarde-o num recipiente com tampa, em um local com pouca luminosidade e seco.

5. O sal de aipo (salsão) guarda bem seu sabor e aromas de 3 à 4 meses.

Nota: Na França, você pode comprar o sal de aipo (salsão) em supermercados ou lojas especializadas com certa facilidade pois ele é muito utilizado por aqui. Além do SAL DE AIPO, que é o que tratamos aqui, há também o SAL AO AIPO e ambos são bem diferentes um do outro, tendo como único ponto em comum: o aipo. O sal de aipo é feito apenas de sal e aipo, nada mais. O sal ao aipo é feito de sal, diversos condimentos diferentes e aipo. Então, cuidado para não confundi-los!

IMG_9897

IMG_0486