IMG_8289

Oração

Se eu soubesse como cheguei à está situação...

E o que eu faço agora?

Através dessa voz queixosa, eu suspiro, ó meu Deus

Pois permiti que minha fé em Ti

se misturasse ao lamaçal de meus pecados.

Tenha piedade de mim, ó Senhor!

Por causa de meus pecados, eu manchei minha alma 

Cure os danos de minhas feridas 

pois eu pequei contra Ti.

Ensina-me, meu Deus, cada vez mais 

à realizar atos bons e sãos, 

para que minha alma transtornada,

 conheça a cura através de Ti.

Amém1

IMG_4163Santa Hildegarda dizia: "Não há doenças mas homens doentes."2 Tendo o Criador nos feito à Sua imagem e semelhança, somos todos seres perfeitos. Então, é somente quando nossa alma é tomada por vícios que nos levam ao pecado que a doença pode nos atingir pois ao permitimos a entrada do pecado em nossas vidas, saímos da frequência de amor, luz e saúde constante de Deus e damos livre acesso às doenças que começam em nossa alma para, em seguida, manifestar-se no corpo.

É por essa razão que nessa oração, Hildegarda clama e assume a responsabilidade da doença antes de pedir a cura. Para ela, é importante que reflitamos porque ficamos doentes e o que a doença pode nos trazer como lição para nos aproximar de Deus e também sermos homens e mulheres melhores nesta terra.

Somente uma alma transtornada, agitada, perturbada pode cair facilmente nos vícios que colaboram com as doenças. Hildegarda de Bingen pôde ver esta realidade através das Visões dos 35 Vicíos e Virtudes que a Luz Viva permitiu-lhe ver. Quando reconhecemos o vício que perturba ou domina nossa alma, podemos buscar e cultivar a virtude que o destruirá e então, retornar a paz de espírito.

Por isso, Hildegarda buscava a cura da doença tanto no corpo como na alma pois a alma curada, o corpo cura-se definitivamente. Porém, no caso contrário, mesmo que o corpo tenha sido curado, ele corre o risco de adoecer novamente caso a Alma não tenha vencido o vício causador da doença.

Sendo o homem, corpo e espírito, o tratamento preconizado por Hildegarda e suas irmãs levavam sempre em consideração o ser humano como um todo e é assim que ainda funciona a Alimentação e Medicina de Hildegarda de Bingen nos dias de hoje.

Notas:

1. Traduzido livremente. Veja aqui a oração em francês: "Prière pour la guérison de Hildegarde de Bingen: Ah! Si seulement je savais / comment je suis arrivé là / et ce que je fais maintenant? / D'une voix plaignante, je soupire, car ô mon Dieu / j'ai mêlé ma foi en toi / à la boue de mon pêché. / Prends pitié de moi ô Seigneur / Des mês pêchés, j'ai souillé mon âme! / Guéris les meurtissures de mes plaies puisque jai pe he contre toi. / Enseigne-moi de plus en plus ô mon Dieu / à accomplir des actes bons é sains / pour que mon âme toute troublé connaisse par toi la guérison. Amen. 

2. Citação muito conhecida de Santa Hildegarda de Bingen.

IMG_7685