Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Viriditas de Hildegarda de Bingen
27 juin 2018

ORAÇÃO PARA OBTER A CURA

IMG_8289

Oração

Se eu soubesse como cheguei à está situação...

E o que eu faço agora?

Através dessa voz queixosa, eu suspiro, ó meu Deus

Pois permiti que minha fé em Ti

se misturasse ao lamaçal de meus pecados.

Tenha piedade de mim, ó Senhor!

Por causa de meus pecados, eu manchei minha alma 

Cure os danos de minhas feridas 

pois eu pequei contra Ti.

Ensina-me, meu Deus, cada vez mais 

à realizar atos bons e sãos, 

para que minha alma transtornada,

 conheça a cura através de Ti.

Amém1

IMG_4163Santa Hildegarda dizia: "Não há doenças mas homens doentes."2 Tendo o Criador nos feito à Sua imagem e semelhança, somos todos seres perfeitos. Então, é somente quando nossa alma é tomada por vícios que nos levam ao pecado que a doença pode nos atingir pois ao permitimos a entrada do pecado em nossas vidas, saímos da frequência de amor, luz e saúde constante de Deus e damos livre acesso às doenças que começam em nossa alma para, em seguida, manifestar-se no corpo.

É por essa razão que nessa oração, Hildegarda clama e assume a responsabilidade da doença antes de pedir a cura. Para ela, é importante que reflitamos porque ficamos doentes e o que a doença pode nos trazer como lição para nos aproximar de Deus e também sermos homens e mulheres melhores nesta terra.

Somente uma alma transtornada, agitada, perturbada pode cair facilmente nos vícios que colaboram com as doenças. Hildegarda de Bingen pôde ver esta realidade através das Visões dos 35 Vicíos e Virtudes que a Luz Viva permitiu-lhe ver. Quando reconhecemos o vício que perturba ou domina nossa alma, podemos buscar e cultivar a virtude que o destruirá e então, retornar a paz de espírito.

Por isso, Hildegarda buscava a cura da doença tanto no corpo como na alma pois a alma curada, o corpo cura-se definitivamente. Porém, no caso contrário, mesmo que o corpo tenha sido curado, ele corre o risco de adoecer novamente caso a Alma não tenha vencido o vício causador da doença.

Sendo o homem, corpo e espírito, o tratamento preconizado por Hildegarda e suas irmãs levavam sempre em consideração o ser humano como um todo e é assim que ainda funciona a Alimentação e Medicina de Hildegarda de Bingen nos dias de hoje.

Notas:

1. Traduzido livremente. Veja aqui a oração em francês: "Prière pour la guérison de Hildegarde de Bingen: Ah! Si seulement je savais / comment je suis arrivé là / et ce que je fais maintenant? / D'une voix plaignante, je soupire, car ô mon Dieu / j'ai mêlé ma foi en toi / à la boue de mon pêché. / Prends pitié de moi ô Seigneur / Des mês pêchés, j'ai souillé mon âme! / Guéris les meurtissures de mes plaies puisque jai pe he contre toi. / Enseigne-moi de plus en plus ô mon Dieu / à accomplir des actes bons é sains / pour que mon âme toute troublé connaisse par toi la guérison. Amen. 

2. Citação muito conhecida de Santa Hildegarda de Bingen.

IMG_7685

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité
Viriditas de Hildegarda de Bingen
Newsletter

viriditasHILDEGARDA DE BINGEN - Santa, mística do século XII, teóloga, compositora, dramaturga, médica, terapeuta, naturopata, naturalista, poetisa e abadessa do mosteiro de Rupertsberg (Alemanha). Sobretudo, Hildegarda de Bingen foi uma mulher de coragem, atitude e força de vontade. Determinada e à frente de seu tempo, suas idéias inovadoras e seu legado ainda são extremamente atuais e nos trazem a mensagem que devemos nos tornar seres conscientes do amor de Deus pelo homem e por toda a sua Criação: somos todos UM e estamos todos unidos nesse infinito AMOR divino que é, na realidade, a nossa essência verdadeira.

Viriditas de Hildegarda de Bingen
  • Olá! Este blog visa divulgar a vida e a obra de Hildegarda de Bingen em português. Moro na França e disponibilizo as informações que traduzo do francês em meu tempo livre. Este blog não está ligado à nenhuma organização, igreja ou grupo. Faço isso por amor
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Cosmos EnluminureAGRADECIMENTOS
Agradeço sinceramente a colaboração de Sarita Testoni na organização de vários textos sobre Hildegarda, principalmente sua biografia. Também agradeço á Zuleica Schuman e sua família que sempre me recebem com muito carinho e alegria toda vez que vou à Alemanha e merci beaucoup à Sonia Terai que "topa" todas as aventuras possíveis e inimagináveis quando se trata de Hildegarda de Bingen! E, muito obrigada à Hildegarda de Bingen que depois que entrou em minha vida, mexeu em um monte de coisas, tirou outras do lugar, trouxe-me certezas de luz e só melhorou tudo! Mas como poderia ser diferente? Onde há Deus, há transformação, elevação e alegria! Que o legado de santa Hildegarda de Bingen possa transformar à cada um de nós profundamente e que a Luz Viva (como ela mesmo dizia) abençõe, cure e eleve à todos nós, nossas famílias, enfim, nossa bela Terra. MUITAS VIRIDITAS PRA TODOS VOCÊS. Amém.

 

nutrir-se do seu proprio solo

Archives
Pages

HB Mandala CristoMandalas de Hildegarda de Bingen
Conheça o blog Tempo de Mandala

Visiteurs
Depuis la création 575 030
Publicité