IMG_1214SERPILHO (Thymus serpyllum)1

O Serpilho (Thymus serpyllumé uma planta medicinal com efeito desinfetante e antitussivo, utilizada em caso de tosse e dor de garganta. Ela é geralmente encontrada em forma de infusão. Na Europa, é bastante utilizada para temperar os alimentos, em geral, carnes.

Indicações terapêuticas: erupções cutâneas, acne, para purificar o sangue, tosse, dor de garganta etc.

Uso: o serpilho pode ser usando na comida, substituindo assim o tomilho nas receitas de carne, principalmente, o cordeiro. Também pode ser utilizado nos ensopados com carne, nos bolinhos de fígado e também, acompanha muito bem as saladas.

IMG_1212O que diz Hildegarda de Bingen sobre o serpilho?

Aquela pessoa que tem as carnes doentes (os tecidos/a pele) á um tal ponto que coçe como a sarna, pegue um pouco de serpilho e coma com frequência com carne ou cozido em legumes e suas carnes melhorarão interiormente e curarão-se.

Hildegarda indica o serpilho para:

- predisposições à problemas de pele;

- perda de memória.

Utilize o serpilho cozido ou em pó - jamais cru - na preparação dos alimentos: 1/2 colher de café para todos os pratos.

Você também pode preparar uma sopa de legumes, acrescentar uma beterraba (sem casca), sêmola de trigo espelta e serpilho. É uma delícia e fará um bem imenso ao organismo!

Notas:

1. Serpolet (em francês)

2. Traduzido livremente do francês:Celui qui a les chairs malades (les tissus), au point qui celles-ci demangent comme la gale, qu´il prenne du serpolet et le mange solvente avec de la viande ou cuit dans les legumes et ses chairs seront soignées de l'intérieur et guériront.

Fonte: STREHLOW Wighard, L´Art de Guérir par l´Alimetation selon Hildegarde de Bingen (A Arte de Curar pela Alimentação segundo Hildegarda de Bingen), François-Xavier de Guibert, 2011.

IMG_0486