Reflitamos nestas palavras de Santa Hildegarda de Bingen:
"...muitas virtudes extraordinariamente vigorosas provêm do Deus Altíssimo, lançando fogo, em glória divina; elas abraçam e prendem ardentemente aqueles que verdadeiramente temem a Deus e que fielmente amam a pobreza de espírito, rodeando-os com sua ajuda e proteção."
(trecho de SCIVIAS, Conheça os Caminhos)
Nem tudo aquilo que dizem que vem de Deus, realmente vem Dele. O que é de Deus é. Ponto.
Mesmo que, por vezes, compreender o que vem verdadeiramente de Deus pareça difícil, isso não é impossível para aqueles que, através da oração, estão acostumados à silenciar-se e escutar a voz de Deus em seu interior.
É preciso silêncio para escutar pois Deus não grita.
Assim também é preciso o Discernimento para distinguir o falso profeta do verdadeiro e a palavra que cura daquela que envenena.
Aquele que ora com fervor e entrega-se ao Espírito Santo tem mais chances de discernir do que aquele que apenas observa, deixando-se levar somente pelas veredas de um raciocínio lógico, porém sem a profundidade do Espírito.
Por isso, peça Sabedoria ao Espírito Santo em tudo o que você fizer e Fortaleza para lidar contra os embustes do mal, pois "ver num país de cegos" pode revelar-se um fardo se o espírito não estiver ligado à força que vem do Altíssimo.
Quem trabalha para Deus, precisa estar fortalecido Nele.
E, sobretudo, peça por Misericórdia, pois não cabe à nós julgarmos: cada um progressa, em seu tempo devido, segundo à profundidade de seu ser: todos nós estamos em etapas diferentes diante da compreensão da palavra de Deus em nossas vidas.
Cabe-nos aprender à lidar com a diferença e o tempo do outro com respeito e compaixão, mesmo que estejamos com justa razão em nossa retórica.
Portanto, acalme o seu coração e permaneça em comunhão com Deus através da oração diária e do silêncio tão necessário para escutá-Lo.
Seja você mesmo(a) o templo vivo do Senhor onde quer que você esteja.
Seja você o exemplo de conduta que você aspira e deixe os outros com a responsabilidade de suas vidas, pensamentos, palavras e atos, diante de suas próprias consciências.
Deus tem paciência com todos. Tenha você também paciência, até mesmo com o seu inimigo. Quem tem paciência, tudo ganha, tudo vence.
A paciência vem de Deus e com Ele, nós somos sempre vencedores, mesmo que o mundo e sua ilusão tentem nos mostrar o contrário.
Todas as suas escolhas são respeitadas pois o Senhor respeita o livre arbítrio de seus filhos e filhas.
Mas o que quer que você escolha, tenha sempre em mente a união com o Senhor.
Viva com Deus e para Deus. E viva sua vida no amor e na paciência de Deus.
Isso é essencial.
Amém.
Ore a Oração da Paciência de Santa Hildegarda:
"Eu sou a suave energia da vida, a virididade.
Eu trago dentro de mim as flores e os frutos ligados à todas as virtudes; eu forneço a força e a energia que vêm do coração e do espírito e que, por isso, impedem a destruição.
Eu termino bem tudo aquilo que eu faço.
Eu sou consciente do mal e eu o domino através de minha atitude de grande tranquilidade interior.
Eu não destruo ninguém! Eu vivo em harmonia com tudo e com todos. Ninguém me odeia.
Eu destruirei a Ira porque eu, a Paciência, permaneço para sempre.
A Vitória me pertence desde a origem dos tempos, por causa do Filho de Deus, que é invencível. Ele veio salvar a Humanidade e depois, Ele retornou à Deus.
Ele morreu na cruz sofrendo enormemente, mas em seguida, Ele ressuscitou e subiu aos Céus.
Quando eu me lembro disso, eu tenho força e coragem para enfrentar as dificuldades e os sofrimentos da vida.
Amém."