Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Viriditas de Hildegarda de Bingen
20 juillet 2021

IGREJA DE SANTA MARGARIDA DE ANTIÓQUIA, em Lucéram, sul da França

thumbnail_IMG_5906Embora Santa Margarita de Antióquia seja uma santa muito conhecida na Europa e no Oriente, aqui no Brasil não acontece o mesmo. No entanto, ela é uma santa mártir muito antiga e foi uma das vozes que Santa Joana D'Arc escutou1 quando foi chamada por Deus para libertar a França.

Aqui neste texto, eu não vou me estender muito sobre Santa Margarida de Antióquia pois já há aqui neste blog um outro artigo falando dela e também sua novena (clique AQUI). Antes, escrevo sobre sua igreja na pequena cidade provençal de Lucéram, nos Alpes Marítimos, no sul da França.

A igreja de Santa Margarida (Église Sainte-Marguerite) é uma igreja católica considerada patrimônio histórico desde 21 de setembro de 1983. Ela foi construída onde era o antigo castelo da cidade e a porta do muro norte da igreja é ainda a mesma porta do antigo castelo.

thumbnail_IMG_5965 

Há uma placa de mármore encrustada no muro da igreja que fornece a data de início de sua construção (num latim de difícil leitura): 1487 die sexto junii incepta aucta que fuithoec ecclesia. A construção durou 36 anos e a igreja foi consagrada á santa em 20 de julho de 1525. Entre 1723 á 1779, a igreja recebeu uma ''reforma" num estilo barroco provençal que prevalece até os dias atuais.

A igreja é muito conhecida pelo famoso retábulo de Santa Margarida de Antióquia, pintado em 1498, pelo pintor natural de Nice, Louis Bréa. Em 1775, o retábulo foi mudado de lugar e elementos barrocos foram adicionados á sua decoração. Os elementos originais do retábulo podem ser vistos no Museu Chéret, em Nice.

thumbnail_IMG_5909

Na parte inferior e central do retábulo, você verá Santa Margarida de Antióquia sobre o dragão. Do seu lado esquerdo, estão Santa Maria Madalena - segurando o vaso de alabastro - e São Lázaro, o primeiro bispo de Marselha, segundo a tradição local. Já do lado direito da santa, você verá São Pedro de Verona e São Cláudio.

thumbnail_IMG_5908

thumbnail_IMG_5901

thumbnail_IMG_5902

thumbnail_IMG_5900

Na parte superior e central do retábulo, encontra-se a Virgem Maria segurando o menino Jesus. Á sua direita há uma santa que não foi identificada e São Luís de Provença (ou de Anjou ou de Toulouse). Logo á esquerda, encontram-se Santa Marta (uma santa muito conhecida na Provença) e São Miguel Arcanjo vencendo o dragão.

thumbnail_IMG_5898

thumbnail_IMG_5899

thumbnail_IMG_5897

A igreja possui outros cinco retábulos:

Retábulo de Santo Antonio de Pádua - atribuído ao pintor Giovani Canavesio (1492);

Retábulo de São Pedro e São Paulo - atribuído á Louis Bréa e pintado por volta de 1500. Restam apenas dois painéis. Sua restauração foi feita pelo laboratório do Louvre para retirar a pintura que o cobria;

Retábulo de São Bernardo de Menton - pintado em 1490 e provavelmente do mesmo ateliê;

Retábulo de São Cláudio - classificado como monumento histórico, este retábulo foi roubado da Igreja de Lucéram. Ele é atribuído ao pintor François Bréa e data provavelmente do início do século XVI.

Retábulo de São João Batista - foi pintado por Jacques Durandi por volta de 1450 e está exposto no Museu Chéret de Nice.

Além disso, a igreja também possui um relicário em prata maciça de Santa Margarida saindo do dragão.

thumbnail_IMG_5893

Ao lado da igreja, há um pequeno museu onde você pode ver algumas obras da cidade e também parte da pitura que foi encontrada sob os muros da igreja atual:

thumbnail_IMG_5896

thumbnail_IMG_5895

 

thumbnail_IMG_5894

Conheça a igreja de Santa Margarida de Antióchia em Lucéram:

thumbnail_IMG_5920

thumbnail_IMG_5914

thumbnail_IMG_5913

thumbnail_IMG_5911Santa Margarida de Antióquia

thumbnail_IMG_5912

thumbnail_IMG_5910

thumbnail_IMG_5917

thumbnail_IMG_5918

thumbnail_IMG_5919

thumbnail_IMG_5916

A pequena cidade de Lucéram

Se você tiver a oportunidade de visitar a Igreja de Santa Margarida de Antióquia, aproveite para passear na cidade medieval de Lucéram pois o passeio vale muito á pena mesmo!

Lucéram é situado á 25 km de Nice. Você pode chegar lá de carro ou ônibus.

A cidade é conhecida por sua igreja e retábulos "barroquizados" no século XVIII assim como suas 7 capelas, onde duas foram pintadas por Jean Baleison e estão situadas na antiga "rota do sal".

Há também, dentro da cidade, a torre medieval aberta conhecida como "fendida na garganta" (fendue à la gorge) e suas muralhas.

Lucéram também é conhecida pela sua tradicional missa de meia-noite2 com a Pastoral Provençal  (Pastorale des Bergers)3, um ícone da tradição natalina da região e a Cerimônia da Oferta.

No período das Festas, Lucéram enfeita-se de diversos presépios por toda a cidade e recebe um grande número de turistas que vêm prestigiar esta tradição4.

Além disso, há culturas de oliveiras e lavanda e o antigo moinho ainda fabrica um delicioso azeite de oliva á moda provençal.

A estação de Peira-Cava fica à 1500 m d'altitude: no inverno, oferece pistas de ski e passeios na neve e nos meses mais quentes, você desfruta de uma agradável caminhada pela floresta.

Eu já conhecia Lucéram, mas desta vez, tive a oportunidade de visitá-la no dia da Festa de Santa Margarida de Antióquia e pude tanto assistir sua missa tradicional em honra á santa assim como acompanhei a procissão que saía da igreja e percorria as ruas da cidade junto com o balé típico da cultural local (Nissart). Essa festa ocorre todos os anos, no dia 20 de julho, data em que Santa Margarida de Antióquia é comemorada no Ocidente.

thumbnail_IMG_6002

thumbnail_IMG_6001

thumbnail_IMG_5999

thumbnail_IMG_5997

thumbnail_IMG_5996

thumbnail_IMG_5995

thumbnail_IMG_5992

thumbnail_IMG_5990

thumbnail_IMG_5989

thumbnail_IMG_5987

thumbnail_IMG_5986

thumbnail_IMG_5985

thumbnail_IMG_5984

thumbnail_IMG_5983

thumbnail_IMG_5977

thumbnail_IMG_5981

thumbnail_IMG_5980

thumbnail_IMG_5979

thumbnail_IMG_5976

thumbnail_IMG_5975

thumbnail_IMG_5974

thumbnail_IMG_5973

thumbnail_IMG_5972

thumbnail_IMG_5971

thumbnail_IMG_5970

thumbnail_IMG_5969

thumbnail_IMG_5968

thumbnail_IMG_5967

thumbnail_IMG_5942

thumbnail_IMG_5964

thumbnail_IMG_5966

thumbnail_IMG_5963

thumbnail_IMG_5959

thumbnail_IMG_5958

thumbnail_IMG_5957

thumbnail_IMG_5956

thumbnail_IMG_5955

thumbnail_IMG_5954

thumbnail_IMG_5953

thumbnail_IMG_5952

thumbnail_IMG_5948

thumbnail_IMG_5946

thumbnail_IMG_5945

thumbnail_IMG_5949

thumbnail_IMG_5944

thumbnail_IMG_5951

thumbnail_IMG_5947 

Veja ainda um pouco mais de Lucéram aqui: Lucéram, minha bela cidade

Luceram mon beau village

Notas:

1. Santa Joana d'Arc afirmou que desde os treze anos ouvia vozes divinas. Segundo ela, a primeira vez que escutou a voz, ela vinha da direção da igreja e acompanhada de claridade e uma sensação de medo. Dizia que às vezes não a entendia muito bem e que as ouvia duas ou três vezes por semana. Entre as mensagens que ela entendeu estavam conselhos para frequentar a igreja, que deveria ir a Paris e que deveria levantar o domínio que havia na cidade de Orléans. Posteriormente ela identificaria as vozes como sendo do arcanjo São Miguel, de Santa Margarida de Antióquia e de Santa Catarina de Alexandria;

2. Missa da Meia-Noite ou Missa do Galo é o nome dado pelos católicos à missa celebrada na Véspera e Natal  que começa à meia noite de 24 para 25 de Dezembro. A expressão “Missa do Galo” é específica dos países latinos e deriva da lenda ancestral segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado fortemente, como nunca ouvido de outro animal semelhante, anunciando a vinda do Messias filho de Deus vivo, Jesus Cristo;

3. A Pastoral Provençal é uma peça de teatro sobre a Natividade do Cristo que é falada e cantada no período das Festas Natalinas;

4. Conheça mais sobre os Presépios de Lucéram aqui: Les Crèches de Lucéram

Les Crèches de Luceram ( Photos )

Esta matéria pode ser reproduzida, por favor, cite a fonte:  

 VIRIDITAS DE HILDEGARDA DE BINGEN   

viriditasbingen.canalblog.com

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité
Viriditas de Hildegarda de Bingen
Newsletter

viriditasHILDEGARDA DE BINGEN - Santa, mística do século XII, teóloga, compositora, dramaturga, médica, terapeuta, naturopata, naturalista, poetisa e abadessa do mosteiro de Rupertsberg (Alemanha). Sobretudo, Hildegarda de Bingen foi uma mulher de coragem, atitude e força de vontade. Determinada e à frente de seu tempo, suas idéias inovadoras e seu legado ainda são extremamente atuais e nos trazem a mensagem que devemos nos tornar seres conscientes do amor de Deus pelo homem e por toda a sua Criação: somos todos UM e estamos todos unidos nesse infinito AMOR divino que é, na realidade, a nossa essência verdadeira.

Viriditas de Hildegarda de Bingen
  • Olá! Este blog visa divulgar a vida e a obra de Hildegarda de Bingen em português. Moro na França e disponibilizo as informações que traduzo do francês em meu tempo livre. Este blog não está ligado à nenhuma organização, igreja ou grupo. Faço isso por amor
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Cosmos EnluminureAGRADECIMENTOS
Agradeço sinceramente a colaboração de Sarita Testoni na organização de vários textos sobre Hildegarda, principalmente sua biografia. Também agradeço á Zuleica Schuman e sua família que sempre me recebem com muito carinho e alegria toda vez que vou à Alemanha e merci beaucoup à Sonia Terai que "topa" todas as aventuras possíveis e inimagináveis quando se trata de Hildegarda de Bingen! E, muito obrigada à Hildegarda de Bingen que depois que entrou em minha vida, mexeu em um monte de coisas, tirou outras do lugar, trouxe-me certezas de luz e só melhorou tudo! Mas como poderia ser diferente? Onde há Deus, há transformação, elevação e alegria! Que o legado de santa Hildegarda de Bingen possa transformar à cada um de nós profundamente e que a Luz Viva (como ela mesmo dizia) abençõe, cure e eleve à todos nós, nossas famílias, enfim, nossa bela Terra. MUITAS VIRIDITAS PRA TODOS VOCÊS. Amém.

 

nutrir-se do seu proprio solo

Archives
Pages

HB Mandala CristoMandalas de Hildegarda de Bingen
Conheça o blog Tempo de Mandala

Visiteurs
Depuis la création 576 080
Publicité