Embora Santa Margarita de Antióquia seja uma santa muito conhecida na Europa e no Oriente, aqui no Brasil não acontece o mesmo. No entanto, ela é uma santa mártir muito antiga e foi uma das vozes que Santa Joana D'Arc escutou1 quando foi chamada por Deus para libertar a França.
Aqui neste texto, eu não vou me estender muito sobre Santa Margarida de Antióquia pois já há aqui neste blog um outro artigo falando dela e também sua novena (clique AQUI). Antes, escrevo sobre sua igreja na pequena cidade provençal de Lucéram, nos Alpes Marítimos, no sul da França.
A igreja de Santa Margarida (Église Sainte-Marguerite) é uma igreja católica considerada patrimônio histórico desde 21 de setembro de 1983. Ela foi construída onde era o antigo castelo da cidade e a porta do muro norte da igreja é ainda a mesma porta do antigo castelo.
Há uma placa de mármore encrustada no muro da igreja que fornece a data de início de sua construção (num latim de difícil leitura): 1487 die sexto junii incepta aucta que fuithoec ecclesia. A construção durou 36 anos e a igreja foi consagrada á santa em 20 de julho de 1525. Entre 1723 á 1779, a igreja recebeu uma ''reforma" num estilo barroco provençal que prevalece até os dias atuais.
A igreja é muito conhecida pelo famoso retábulo de Santa Margarida de Antióquia, pintado em 1498, pelo pintor natural de Nice, Louis Bréa. Em 1775, o retábulo foi mudado de lugar e elementos barrocos foram adicionados á sua decoração. Os elementos originais do retábulo podem ser vistos no Museu Chéret, em Nice.
Na parte inferior e central do retábulo, você verá Santa Margarida de Antióquia sobre o dragão. Do seu lado esquerdo, estão Santa Maria Madalena - segurando o vaso de alabastro - e São Lázaro, o primeiro bispo de Marselha, segundo a tradição local. Já do lado direito da santa, você verá São Pedro de Verona e São Cláudio.
Na parte superior e central do retábulo, encontra-se a Virgem Maria segurando o menino Jesus. Á sua direita há uma santa que não foi identificada e São Luís de Provença (ou de Anjou ou de Toulouse). Logo á esquerda, encontram-se Santa Marta (uma santa muito conhecida na Provença) e São Miguel Arcanjo vencendo o dragão.
A igreja possui outros cinco retábulos:
Retábulo de Santo Antonio de Pádua - atribuído ao pintor Giovani Canavesio (1492);
Retábulo de São Pedro e São Paulo - atribuído á Louis Bréa e pintado por volta de 1500. Restam apenas dois painéis. Sua restauração foi feita pelo laboratório do Louvre para retirar a pintura que o cobria;
Retábulo de São Bernardo de Menton - pintado em 1490 e provavelmente do mesmo ateliê;
Retábulo de São Cláudio - classificado como monumento histórico, este retábulo foi roubado da Igreja de Lucéram. Ele é atribuído ao pintor François Bréa e data provavelmente do início do século XVI.
Retábulo de São João Batista - foi pintado por Jacques Durandi por volta de 1450 e está exposto no Museu Chéret de Nice.
Além disso, a igreja também possui um relicário em prata maciça de Santa Margarida saindo do dragão.
Ao lado da igreja, há um pequeno museu onde você pode ver algumas obras da cidade e também parte da pitura que foi encontrada sob os muros da igreja atual:
Conheça a igreja de Santa Margarida de Antióchia em Lucéram:
A pequena cidade de Lucéram
Se você tiver a oportunidade de visitar a Igreja de Santa Margarida de Antióquia, aproveite para passear na cidade medieval de Lucéram pois o passeio vale muito á pena mesmo!
Lucéram é situado á 25 km de Nice. Você pode chegar lá de carro ou ônibus.
A cidade é conhecida por sua igreja e retábulos "barroquizados" no século XVIII assim como suas 7 capelas, onde duas foram pintadas por Jean Baleison e estão situadas na antiga "rota do sal".
Há também, dentro da cidade, a torre medieval aberta conhecida como "fendida na garganta" (fendue à la gorge) e suas muralhas.
Lucéram também é conhecida pela sua tradicional missa de meia-noite2 com a Pastoral Provençal (Pastorale des Bergers)3, um ícone da tradição natalina da região e a Cerimônia da Oferta.
No período das Festas, Lucéram enfeita-se de diversos presépios por toda a cidade e recebe um grande número de turistas que vêm prestigiar esta tradição4.
Além disso, há culturas de oliveiras e lavanda e o antigo moinho ainda fabrica um delicioso azeite de oliva á moda provençal.
A estação de Peira-Cava fica à 1500 m d'altitude: no inverno, oferece pistas de ski e passeios na neve e nos meses mais quentes, você desfruta de uma agradável caminhada pela floresta.
Eu já conhecia Lucéram, mas desta vez, tive a oportunidade de visitá-la no dia da Festa de Santa Margarida de Antióquia e pude tanto assistir sua missa tradicional em honra á santa assim como acompanhei a procissão que saía da igreja e percorria as ruas da cidade junto com o balé típico da cultural local (Nissart). Essa festa ocorre todos os anos, no dia 20 de julho, data em que Santa Margarida de Antióquia é comemorada no Ocidente.
Veja ainda um pouco mais de Lucéram aqui: Lucéram, minha bela cidade
Luceram mon beau village
Notas:
1. Santa Joana d'Arc afirmou que desde os treze anos ouvia vozes divinas. Segundo ela, a primeira vez que escutou a voz, ela vinha da direção da igreja e acompanhada de claridade e uma sensação de medo. Dizia que às vezes não a entendia muito bem e que as ouvia duas ou três vezes por semana. Entre as mensagens que ela entendeu estavam conselhos para frequentar a igreja, que deveria ir a Paris e que deveria levantar o domínio que havia na cidade de Orléans. Posteriormente ela identificaria as vozes como sendo do arcanjo São Miguel, de Santa Margarida de Antióquia e de Santa Catarina de Alexandria;
2. Missa da Meia-Noite ou Missa do Galo é o nome dado pelos católicos à missa celebrada na Véspera e Natal que começa à meia noite de 24 para 25 de Dezembro. A expressão “Missa do Galo” é específica dos países latinos e deriva da lenda ancestral segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado fortemente, como nunca ouvido de outro animal semelhante, anunciando a vinda do Messias filho de Deus vivo, Jesus Cristo;
3. A Pastoral Provençal é uma peça de teatro sobre a Natividade do Cristo que é falada e cantada no período das Festas Natalinas;
4. Conheça mais sobre os Presépios de Lucéram aqui: Les Crèches de Lucéram
Les Crèches de Luceram ( Photos )
Esta matéria pode ser reproduzida, por favor, cite a fonte:
VIRIDITAS DE HILDEGARDA DE BINGEN
viriditasbingen.canalblog.com