O Cristo Cósmico e a Força das Virtudes: Trabalho Interior
Todas as virtudes estão concentradas no Cristo Cósmico[1]. Santa Hildegarda diz que cada ser humano existente tem um acesso à Ele, porém limitado.
Nesta segunda visão de Hildegarda de Bingen, o corpo do Cristo, de uma grande majestade, se estende pelo Universo, sua cabeça toca as abóbodas celestes e seus pés estão sobre a terra.
Ela específica: "Eu vi um homem de uma estatura imensa onde a cabeça se encontrava na mesma altura que as mais altas nuvens do céu e onde seus pés tocavam as maiores profundezas da terra. Eu os vi assim: a cabeça e os ombros erguiam-se acima das nuvens, até o etér brilhante. Dos ombros até os quadris, ele estava envolvido por uma outra nuvem deslumbrante que ía muito além das altas nuvens mencionadas anteriormente. Dos quadris até os joelhos, ele estava envolvido pela atmosfera terrestre. Seus joelhos e panturrilhas se encontravam na região da terra. Enfim, as águas das profundezas recobriam seus pés, mas de uma tal maneira que elas ainda permaneciam acima do abismo."[2]
O ser humano pode ser comparado à um guerreiro que possui uma certa quantidade de armas espirituais. Trinta e cinco mulheres de grande beleza escortam esse guerreiro - essas 35 mulheres correspondem às 35 virtudes[3]. Hildegarda as nomeia "militia Dei", em outras palavras, a milícia de Deus ou Forças de Execução e Proteção.
As Virtudes são forças reais! E não simples representações imaginárias de Hildegarda (como algumas pessoas tendem à pensar e/ou divulgar por aí)!
Nós podemos pedir que elas venham ao nosso socorro para que ela nos ajudem à fortalecer (por exemplo) nosso sistema imunitário contra os vírus e bactérias que atacam constantemente nosso organismo. Claro, podemos recorrer às Virtudes para virem ao nosso socorro em outros casos também. O importante é reconhecer que precisamos de ajuda e, humildemente, apelar por essas forças magnânimas (as forças superiores) que prontamente virão ao nosso encontro e nos ajudarão à retomar o bom caminho.
Infelizmente, o ser humano vive numa atitude de "esquecimento", longe da santidade e das coisas de Deus; essa é a razão pela qual o homem precisa constantemente se rememorar que faz parte integrante do Cristo Cósmico[4]. Essa rememoração é possível através da oração, da meditação e também do jejum.
Sobretudo, nós devemos ter consciência da necessidade de viver uma vida cristã diária e colocar em prática a sabedoria das virtudes nas atividades e gestos do dia-à-dia pois para o bem ser algo real, é preciso que ele se concretize no plano terrestre.
Ao trabalho interior que realizamos conosco na intimidade de nosso ser, à contemplação, à meditação, nós também podemos acrescentar o auxílio ao próximo pois esta é uma das maneiras mais gratificantes que temos de contribuir à transformação e à criação de um belo mundo, constituído, então, de matéria espiritualizada.
Fonte: traduzido e adaptado livremente do livro "La Guérison du Corps et de l'Esprit selon Hildegarde de Bingen", de Wighard STREHLOW, 2002, Editions Dangles.
Notas:
1. O termo Cristo Cósmico é um termo que apareceu na Igreja Católica no século XIX. Santa Hildegarda não usa esse termo em seus escritos. O texto acima tem como fonte o Dr. Wighard Strehlow, pioneiro no trabalho médico-terapêutico com Santa Hildegarda de Bingen e que, por sua formação e também, por ser um pesquisador do legado da santa, tem uma visão científica entre Deus e a Criação – o que explica certamente a razão dele utilizar este termo e o usar em sua obra. Esse termo foi criado por Pierre Teilhard de Chardin, padre jesuíta, teólogo, filósofo e paleontólogo francês (01/05/1881-10/04/1955). Ele é conhecido por construir uma visão integradora entre ciência e teologia. O termo Cristo Cósmico foi mal compreendido em sua época mas hoje é um termo usado dentro da Igreja*, embora, seja comumente confundido com um termo esotérico – o que está longe de ser a verdade (pois ele nasceu dentro da Igreja)!
*possivelmente, é mais comum de escutar este termo na Europa do que no Brasil, onde vejo que ele é ainda tido como esotérico e por isso, muito mal-visto no meio católico.
2. Segunda Visão do Liber Divinorum Operum
3. Saiba mais sobre as 35 Virtudes aqui : 35 Vícios e Virtudes
4. O homem tende à pensar que ele está separado do Cristo, separado do Cosmos, separado de Deus. Ora, nada mais falso do que esse pensamento. Hildegarda não cansa de dizer que tudo e todos estamos unidos e somos UM no Universo. O homem, então, foi, é e sempre será parte integrante do Cristo Cósmico, em outras palavras, parte integrante do Criador! - Reflita sobre esta frase de Hildegarda: AQUI
Esta matéria pode ser reproduzida, por favor, cite a fonte:
VIRIDITAS DE HILDEGARDA DE BINGEN
viriditasbingen.canalblog.com