IMG_2007Em pleno coração da cidade antiga de Nice – o «Vieux Nice» (Velho Nice) – há um igreja barroca de extrema beleza chamada Igreja da Anunciação (Eglise de l’Annonciation), porém, ela é muito mais conhecida como Igreja de Santa Rita (na verdade, trata-se de um Santuário1).

IMG_1960

Entrada da Igreja

O culto à Santa Rita foi introduzido nesta igreja em 1834 devido à grande devoção que o povo de Nice sente por Santa Rita. A cidade de Nice, antes de ser francesa, foi italiana e isso pode explicar esta devoção especial que os "niçois" têm por Santa Rita (afinal, os italianos são extremamente devotos de Santa Rita, que é também uma santa italiana!). Por isso, esta igreja ficou conhecida como Igreja de Santa Rita e é assim que o povo de Nice a chama até os dias de hoje.

Contudo, esta é uma das igreja mais antigas de Nice, datando aproximadamente do ano 900 d.C.. Sua arquitetura e interior foram completamente renovados no século XVII por uma arquitetura barroca provençal de grande luxo, riqueza e beleza2!

IMG_1980A igreja possui 6 capelas: a Capela de Santa Rita, a Capela de São Pedro, a Capela de Nossa Senhora do Carmo, a Capela de São Juliano, a Capela do Coração Imaculado de Maria e a Capela de São Erasmo, um santo muito apreciado em Nice3.

IMG_1981Capela de Santa Rita

IMG_2012Capela de São Pedro e Capela do Coração Imaculado de Maria IMG_2013Capela de Nossa Senhora do Carmo

IMG_2010 Capela de São José

IMG_2009Capela de Santo Antônio

IMG_2011Tendo o nome de Igreja da Anunciação, claro, não poderiam faltar os anjos! Na Capela do Coração Imaculado de Maria, é possível ver um grande quadro retratando o êxtase de Santa Tereza D’Ávila com dois grandes arcanjos: São Gabriel e São Miguel. Na Capela de Santa Rita, uma bela imagem da santa figura entre as belas esculturas de dois anjos segurando uma lampada, ou seja, trazendo a luz.

IMG_1948Imagem de Santa Rita

IMG_2008Se você tiver a oportunidade de vir à França e, em especial, à Nice, aproveite para conhecer este belo santuário - tanto pela sua força espiritual como por sua beleza cultural e artística! Além do Santuário de Santa Rita, há outras igrejas de estilo barroco provençal recentemente renovadas no «Vieux Nice» (Velho Nice) que valem à pena serem visitadas.

No entanto, diferente das outras igrejas, você deve prestar muita atenção ao procurar pela Igreja da Anunciação pois embora ela possua um interior barroco deslumbrante, seu exterior é bem discreto e você corre o risco de passar em frente à ela sem perceber (aconteceu comigo)!

O Santuário de Santa Rita também assiste algumas comunidades pelo mundo com os dons e/ou os pedidos de missa que recebem dos fiéis. Saiba que a comunidade religiosa responsável por este santuário assiste algumas comunidades pobres brasileiras da Amazônia (veja aqui) e em uma favela em Jundiaí, São Paulo (veja aqui).

IMG_1978Imagem de Santa Rita e Cruz em Ícone do Cristo no Oratório Santa Rita
IMG_1977Oratório Santa Rita

FESTA DE SANTA RITA

IMG_1984Como é de se esperar, todos os anos celebra-se a Festa de Santa Rita no "Vieux Nice". Embora seja uma festa de caráter religioso, ela também já virou uma tradiçao e muitos "niçois" esperam pela data ansiosos de poderem andar nas ruelas do "Vieux Nice" com seus buquês de rosas que serão benzidos no final de cada missa!

IMG_1985O santuário transforma-se nesse dia e é inteiramente decorado com rosas de todas cores. O local fica iluminado e também imensamente perfumado com as inúmeras rosas que enfeitam o interior da igreja. Em especial, o altar da Capela de Santa Rita, todo coberto por rosas, é algo belíssimo de se ver. E mais importante, a energia dentro da igreja encontra-se elevadíssima. É impossível sair de dentro do santuário (nesse dia, em especial) sem sentir-se bem.

IMG_1983

Programa da Festa de Santa Rita de 2017

IMG_1988

Santuário de Santa Rita (em Nice) - site oficial (em francês): http://www.sainte-rita.net/

Veja também: O EXEMPLO DE VIDA DE SANTA RITA DE CÁSSIA 

Notas:

1. Há vários santuários na Côté d'Azur (sul da França) e o Santuário de Santa Rita (Sanctuaire de Sainte Rita) é um dos principais;

2. Sem querer ser redundante, é proprio da arquitetura barroca o excesso, a extravagância, o luxo, o movimento, o dourado, os feitos cenográficos teatrais, a mistura da pintura e da escultura, a manipulação da luz etc. A arquitetura barroca integrava o movimento de contra-reforma da Igreja Católica na arte. Entre os objetivos do movimento estava o transporte do observador para a cena demonstrada. É por isso que a arquitetura barroca é observada principalmente em igrejas, catedrais e monastérios. Isso ocorria, entre outras razoes, para demonstrar a imponência da arte cristã. Além de sua contribuição para a arte, a arquitetura barroca representou uma verdadeira revolução urbanística.

3. São Erasmo é o patrono dos pescadores de Nice;

🌹🌹🌹

Esta matéria pode ser reproduzida, por favor, cite a fonte: 

VIRIDITAS DE HILDEGARDA DE BINGEN

  viriditasbingen.canalblog.com