Reflita sobre a MODERAÇÃO: na vida é necessário «uma medida justa» para todas as coisas e essa «medida justa» vale tanto para o corpo como para a alma.

Abstinência & ModeraçaoDica de Hildegarda:

- Adote todos os dias um meio termo para todas as coisas; opte pela qualidade (e menos pela quantidade) segundo as recomendações de Hildegarda e escolha sempre os melhores alimentos para o seu corpo, sua alma e conseqüentemente, para a saúde;

- Opte todos os dias pelo equilíbrio e pela medida justa – essa decisão é algo que deve ser feito à cada instante, à cada minuto do dia para que você se lembre constantemente do que deve fazer e evite a tentação de comer demais e cair no excesso.

Sobre a Alimentação e a Moderação, Hildegarda ja dizia:A alma não deseja sufocar o corpo com refeições pesadas que o impedem de respirar... Se o corpo não se sente bem, as forças da alma se enfraquecem. Mas se o corpo é privado dos alimentos que precisa devido à uma abstinência muito longa, neste momento, o demônio - cheio de arrogância - enche o homem de uma tal vaidade que ele se acha já no paraíso e isso é o que pode levá-lo à uma queda pelo orgulho. É por isso que Deus não deseja uma abstinência que não seja razoável."

Moderação é companheira da virtude da Abstinência.

A Abstinência é a virtude que cura o vício da Gula (Vício & Virtude 8 do GRUPO 2).

Veja mais sobre a Virtude da Abstinência AQUI.

IMG_0486